Honda Civic Si 2020

Fabricante confirma o fim da importação do modelo; sucessor não deverá ter opção de carroceria cupê

 

O Honda Civic Si saiu de linha no Brasil. O cupê esportivo, que recebeu em julho último atualizações na gama 2020, teve todo o lote trazido ao País vendido. À reportagem da CARRO, a assessoria de Comunicação da marca confirmou o fim da importação do modelo. A 11ª geração do Civic será revelada mundialmente ainda este ano e não deverá ter opção de carroceria duas portas.

Baseado na décima geração do Civic sedã, o atual Si chegou por aqui em abril de 2018 como o primeiro Si com motor turbo na história do modelo. À época, o cupê custava R$ 159.990. Importado do Canadá, era vendido no Brasil em configuração única, com motor 1.5 turbo a gasolina de 208 cv de potência a 5.700 rpm e 26,5 kgfm de torque a 2.100 rpm, sempre com câmbio manual de seis marchas.

A reestilização do modelo chegou em julho de 2020, com leves mudanças no para-choque dianteiro, novas rodas e relação de diferencial 6% mais curta. Com preço de lançamento de R$ 179.990, o Si 2020 saiu de linha custando R$ 184.990.

Em nota, a fabricante confirmou o fim dos estoques do modelo, que já não aparece mais no site oficial. “A Honda confirma que não tem planos de importação do Civic Si para o Brasil em 2021. O modelo, que possui uma legião de fãs em todas as suas gerações comercializadas no País, é muito importante para a história da marca e consagrou-se como uma referência em esportividade e prazer ao dirigir, além de toda a qualidade e confiabilidade inerentes aos produtos da marca”, diz o comunicado oficial da marca.

Gerações do Civic Si no Brasil

Ao todo, o Civic Si teve 3 gerações vendidas no Brasil. A primeira era baseada na icônica oitava geração do sedã (conhecida como “New Civic”) e teve produção nacional entre 2007 e 2011. Com a mesma carroceria de quatro portas do três-volumes, o Si trazia motor 2.0 aspirado de 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm a 6.100 rpm, com câmbio manual de seis marchas.

Na segunda geração vendida no Brasil, o Si trocou a nacionalidade brasileira pela canadense. Derivado da nona geração do sedã, o Si 2015 chegou na inédita carroceria de duas portas. Trazido já com a reestilização de “meio ciclo” do modelo norte-americano, possuía identidade bem diferente do sedã nacional. O motor passou a ser um 2.4 aspirado, de 206 cv a 7.000 rpm e 23,9 kgfm a 4.400 rpm, com caixa manual de seis marchas.

Futuro do Civic no Brasil

A décima e atual geração do Civic está no fim do ciclo de vida. Lançada mundialmente em 2015, a atual linhagem será substituída por um modelo completamente novo ainda em 2021. A inspiração virá do “Civic Prototype”, conceito apresentado em novembro passado.

A má notícia é que o Civic não deverá ter mais a opção de carroceria cupê (que dá origem ao Si vendido no Brasil) em todo o mundo. O próximo Si deverá ter somente opções de carrocerias sedã e hatch, sempre com 4 portas.

No Brasil, a marca já deu início ao processo de registro do desenho do novo Civic, mesmo antes do lançamento mundial. A décima primeira geração do Civic deverá estrear por aqui em 2022.

Oficialmente, a marca não confirma a vinda da nova geração do sedã. “O registro no INPI é um processo padrão realizado pela matriz para proteção de propriedade intelectual da Honda.  Trata-se de uma ação regular e praticada em todo mundo. Esse registro não indica intenção de produção ou comercialização local do produto em questão”, informa a fabricante, em nota.

Fotos: Divulgação e Arquivo

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