Chevrolet Bolt elétrico GM

Para ser neutra em carbono até 2040, GM vai parar de produzir veículos a combustão

 

A General Motors anunciou um ousado plano de neutralização de carbono das suas atividades industriais e produtos até 2040. Para isso, todos os modelos fabricados pela GM a partir de 2035 serão 100% elétricos, em todos os mercados globais, o que inclui o Brasil.

“Estamos nos juntando a governos e empresas em todo o mundo para estabelecer um mundo mais seguro, mais verde e melhor. Encorajamos outros a seguir o exemplo e causar um impacto significativo em nossa indústria e na economia como um todo”, afirmou a presidente e CEO da GM, Mary Barra.

A empresa também firmou compromisso com o “Business Ambition for 1,5⁰C”, uma iniciativa que reúne agências da ONU e empresas a fim de reduzir a temperatura média do planeta em 1,5⁰C em relação aos índices pré-industriais.

Para o objetivo, a General Motors pretende fazer a transição do portfólio atual para veículos 100% elétricos a bateria ou outra tecnologia com emissão zero que forem viáveis para produção em escala. Ao todo, a fabricante irá lançar 30 modelos elétricos em todo o mundo até meados da década. Nos próximos cinco anos, a GM irá investir 27 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de carros elétricos e autônomos. Entre os já anunciados, estão a picape Hummer EV, a reestilização do Bolt e o SUV do Bolt.

Enquanto a era do portfólio 100% elétrico não chegar, a empresa diz que continuará a atualizar os modelos com motores a combustão a fim de reduzir as emissões de gases. Entre as melhorias, irá focar em downsizing de motores, redução de peso, pneus mais eficientes (com menor resistência ao rolamento) e evolução da aerodinâmica, entre outros.

Apesar de os veículos elétricos em si não gerarem emissões, a GM entende que é fundamental que a energia utilizada na recarga das baterias seja proveniente de fontes renováveis, como eólica e solar. Para isso, a empresa diz trabalhar com concessionárias e desenvolvedores para apoiar investimentos em energia renovável por meio de contratos de compra de energia e tarifas verdes.

No Brasil, a empresa não explicitou como será a transição para veículos elétricos e se estes modelos serão importados ou produzidos localmente nas fábrica de São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Atualmente, o único modelo elétrico vendido no País pela marca é o Bolt, por R$ 260.790.

Fotos: Divulgação

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