Fábrica Chevrolet General Motors São Caetano do Sul coronavírus

Com três fábricas em operação no Brasil, a GM atinge um novo marco de produção em época de anúncio de investimentos e novo logotipo

 

Poucos dias após a divulgação de seu novo logotipo, a General Motors comemora o marco de 17 milhões de veículos produzidos em seus 96 anos de atuação no Brasil, feitos em suas três fábricas: São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Instalada no País em 1925, a GM também celebra os dois anos consecutivos em que o Brasil fechou como o segundo maior mercado da marca Chevrolet no mundo.

Como parte dos planos de seguir em crescimento, a empresa anunciou recentemente investimentos de R$ 10 bilhões, destinados às suas fábricas no Estado de São Paulo (São Caetano do Sul e São José dos Campos), incluindo o desenvolvimento e produção de veículos inéditos, além da ampliação na oferta de equipamentos como OnStar e Wi-Fi nativo.

“Este é um marco importante e mostra o tamanho do compromisso que a GM tem com o Brasil. E este comprometimento é retribuído pelos brasileiros. Temos o Onix como o carro mais vendido há seis anos e liderança de mercado em geral há cinco. Nas vendas de varejo, que refletem a preferência do consumidor, somos líderes desde 2013 e esta liderança vem se ampliando nestes últimos anos. Fechamos 2020 com seis pontos percentuais a frente do segundo colocado. Como resultado de tudo isso, nossas pesquisas indicam que a marca Chevrolet nunca esteve tão bem posicionada como agora. É um aniversário carregado de conquistas e significado”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

História

A primeira linha de montagem da GM instalada no Brasil ficava na fábrica do Ipiranga, na capital paulista. Vale lembrar que a empresa já produziu no País caminhões, ônibus, carrocerias, peças e até geladeiras da marca Frigidaire. A produção de carros de passeio começou em 1968 com o Opala. No início, a capacidade produtiva estimada era de 43 mil unidades por ano – atualmente, com três fábricas instaladas, é de cerca de 740 mil unidades/ano.

1925: em 26 de janeiro foi registrada a Companhia Geral de Motores S.A., com sede no bairro do Ipiranga. Pouco tempo depois, a razão social passou a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB). A linha de montagem foi instalada no dia 26 de fevereiro e, em setembro, chegava o primeiro Chevrolet montado no país: um furgão de entregas urbanas.

1932: em julho chegava o primeiro ônibus com carroceria fabricada no país.

1957: em junho chegava o primeiro caminhão Chevrolet nacional.

1968: era lançado no dia 19 de novembro o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.

1973: em 24 de abril a GMB apresentava oficialmente seu primeiro carro pequeno, o Chevette duas-portas.

1979: em setembro, a GMB começa a vender veículos a álcool.

1982: em 13 de maio, a GMB lança o Chevrolet Monza.

1989: apresentação do Kadett em abril.

1990: lançamento, em fevereiro, do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível.

1991: o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas. Meses depois, era lançado o Omega.

1993: era lançado o Chevette L 1.6, representante Chevrolet no segmento de carros populares. Em 2 de outubro era a vez do Vectra. Em contrapartida, em 12 de novembro, saía de linha o Chevette.

1994: a GMB lança em outubro, durante o 18º Salão do Automóvel de São Paulo, o Corsa GSi 1.6 16V. No mesmo evento, anuncia o lançamento do Astra GLS hatchback, importado da Opel.

1995: em março, a empresa lança a S10, a primeira pick-up do segmento compacto produzida no Brasil. Em março, era criada a GMC Caminhões, nova unidade de negócios da GMB dedicada aos segmentos de Caminhões e Comerciais. Em outubro, foi a apresentação do utilitário esportivo Blazer e da pick-up S10 cabine estendida.

1997: em março, era apresentada a pick-up Silverado.

1998: começava em abril a importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha. Em maio, acontecia o lançamento do Corsa Sedã Super, o primeiro sedã de quatro portas com motor 1.0-litro da era moderna da indústria automobilística brasileira. Por outro lado, em 31 de julho era encerrada a produção do Omega e, em 16 de setembro, saía da linha de montagem o último Kadett.

2000: em 2 de setembro era lançado o Celta

2001: lançamento da Zafira, única em sua categoria com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos.

2007: em 04 de setembro era lançado o Vectra GT (hatchback) e, em 12 de novembro, chegava a Meriva com transmissão automatizada Easytronic.

2010: em novembro passava a ser oferecido no Brasil o Camaro e, em dezembro, chegava o Omega Fittipaldi.

2012: chegam ao mercado Cruze Sport6 (hatchback), Sonic hatchback e sedã e Spin.

2015: empresa inicia as vendas no Brasil de sua linha de bicicletas, apresentada durante o Salão do Automóvel de São Paulo do ano anterior. É lançado o serviço OnStar no Brasil.

2019: Cruze Premier chega como o primeiro carro com Wi-Fi. No mesmo ano começa a pré-venda no Bolt EV começa em 12 cidades.

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