Flagra Volkswagen Nivus 170 TSI foto: Gustavo de Sá/Revista CARRO

1.0 turbo com potência reduzida irá estrear na Argentina ainda este ano e pode ser resposta ao Fiat Pulse no Brasil

 

A Volkswagen voltou a testar no Brasil unidades do Nivus com o conjunto mecânico do extinto up!, formado pelo motor 170 TSI e câmbio manual de cinco marchas. Apesar do desenvolvimento (e produção) local, a novidade deverá estrear ainda este ano na Argentina como opção de entrada da gama. Por aqui, a chegada do Nivus 170 TSI ainda é incerta, mas poderá ser uma resposta da marca ao lançamento do rival Fiat Pulse.

De acordo com informações do portal argentino CarsMagazine, o lançamento do Nivus 170 TSI foi recentemente confirmado pelo diretor comercial do Grupo Volkswagen Argentina, Martin Massimino. “Antes do final do ano lançaremos o Nivus 170 TSI na Argentina, como uma nova versão de entrada, com menos equipamentos e preço mais acessível”, afirmou o executivo.

Nossa reportagem flagrou nesta semana uma unidade do Nivus com motor de up! e câmbio manual rodando sem camuflagem. O modelo trazia os mesmos itens da versão Comfortline, como rodas de 16 polegadas e acabamento plástico no lugar dos faróis de neblina. A única mudança perceptível é a presença do logotipo 170 TSI na traseira.

O motor 170 TSI flex do up! produzia 105/101 cv de potência (E/G) e 16,8 kgfm com qualquer um dos combustíveis (valores com gasolina inalterados na Argentina). Para efeito de comparação, o 200 TSI produz 128/116 cv e 20,4 kgfm de torque. O Nivus 170 TSI poderá estrear em terras portenhas no acabamento Trendline. 

No Brasil, apesar de a maioria dos consumidores de SUVs optar por câmbio automático, a chegada de um Nivus mais acessível em 2022 pode fazer sentido a partir da estreia do Pulse. Afinal, a Fiat apostou nessa estratégia para ter o chamativo preço inicial de R$ 79.990 na versão Drive 1.3 manual. Se tivesse apenas caixa automática, o modelo produzido em Betim (MG) começaria em R$ 89.990. 

Atualmente, o Nivus mais barato (Comfortline 200 TSI AT), que perdeu a central multimídia de série na linha 2022, tem preço sugerido de R$ 108.680. Além do Nivus, o motor 170 TSI com câmbio manual deverá ser utilizado no Polo reestilizado, previsto para o segundo trimestre de 2022, aposentando as versões com o motor 1.6 16V da família EA 211.

Fotos: Gustavo de Sá/Revista CARRO

Share This