Volkswagen up! Xtreme 2021

Agora é oficial: up! já não aparece mais no site da fabricante e deve dar lugar ao Polo Track, previsto para chegar em meados deste ano

 

O compacto up! já não aparece mais no site da Volkswagen do Brasil. Por outro lado, Gol e Fox seguem firmes. Com isso, o modelo mais barato da marca no País passa a ser o Fox na versão Connect, de R$ 58.770. Antes fabricado em Taubaté (SP), o up! sai de cena discretamente depois de perder configurações e ver sua gama reduzida.

Embora já se especulasse sobre o fim do up!, o modelo ganhou linha 2021 no início de janeiro, mas trazendo então somente uma versão à venda: a  Xtreme 1.0 TSI. Além disso, passava a ser homologado para quatro lugares para atender às normas de segurança do País que exigem cintos de segurança de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes.

Em seu comunicado oficial, a empresa informou: “A Volkswagen confirma o fim de produção do up! na fábrica de Taubaté (SP). Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País”.

Ele chegou ao mercado brasileiro em 2014 com grandes expectativas, mas não foi o sucesso de vendas que a fabricante esperava. Em 2020, foram licenciadas 6.924 unidades, de acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), ocupando assim o 46º lugar no ranking de automóveis no acumulado do ano. Agora em 2021, foram 1.839 unidades. Para comparar, no mesmo período, o Renault Kwid soma 13.895 unidades e o Fiat Mobi, 17.524.

“O up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir”, completa o comunicado divulgado pela VW.

Vale lembrar que o up! inovou com o uso do moderno motor 1.0 TSI turbo de três cilindros com diversas tecnologias como injeção direta de combustível, coletor integrado ao cabeçote, bloco de alumínio e dimensões reduzidas, entre muitas outras, oferecendo bons números de consumo de combustível. Além disso ganhou destaque ao receber nota máxima nos testes de impacto do Latin NCap. E quem não se lembra da tampa preta no porta-malas? Aqui feita de aço, enquanto na Europa utiliza vidro.

É provável que ele seja substituído pelo Polo Track, antecipado aqui na Revista Carro em setembro do ano passado. A versão aventureira deve ser lançada ainda neste ano, juntamente com a primeira reestilização do modelo atual, prevista para junho.

 

Foto: Divulgação

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