Irmão de projeto do Pulse, novo SUV Fiat Fastback terá traços de cupê e motores turbo em todas as versões
O Fiat Pulse, revelado em maio deste ano e com estreia prevista para outubro próximo, não será a única aposta da marca no segmento de SUVs no Brasil. Além dele, a Stellantis prepara para 2022 a estreia do Fiat Fastback, modelo com traços de cupê que deverá ter motores turbo em todas as versões. E nós flagramos o protótipo em testes de rodagem com exclusividade.
Ao contrário do conceito apresentado no Salão do Automóvel de 2018, que tinha como base a picape Toro (plataforma Small Wide 4×4), o Fiat Fastback de produção será derivado do Pulse, de menor porte. Conhecido internamente como Projeto 376, o novo SUV cupê utilizará a mesma plataforma MLA do Projeto 363 (Pulse), uma evolução das bases MP1, do Argo, e MP-S, do Cronos.
Nosso flagra exclusivo ocorreu nos arredores de Itatiba, interior de São Paulo, e foi possível graças à parceria do colega jornalista Hairton Ponciano Voz, que dirigia o veículo (ainda confidencial) testado em dupla por nós, enquanto eu, no banco do carona, fazia os registros do Fastback. Os pesados disfarces do Fiat Fastback tentam emular as formas do sedã Cronos. Mas a frente elevada, semelhante à do Pulse, e as rodas com 5 parafusos (em vez de 4), confirmam que não se trata de um protótipo do sedã compacto. Apesar da furação diferente, o futuro SUV cupê da Fiat manterá os freios a tambor do Pulse, sem a opção de discos utilizada pelos primos da Jeep.
As portas dianteiras deverão ter a mesma estamparia de Pulse, Argo e Cronos. Já as traseiras, por conta da queda mais acentuada da linha do teto, terão formato exclusivo. As maçanetas traseiras deverão ser de embutir, aos moldes do Honda HR-V, como sugere a camuflagem na lateral traseira do protótipo fotografado. O visual da traseira deverá repetir os elementos do conceito, com lanternas bastante afiladas, placa alojada no para-choque e logotipo da marca em destaque ao centro da tampa do porta-malas.
O visual da dianteira deverá ser compartilhado com o Pulse, com mudanças pontuais em acabamentos da grade e moldura dos faróis de neblina. O interior também deverá seguir o mesmo caminho, mas poderá ter itens como quadro de instrumentos digital de série e central multimídia de 10,1 polegadas com conectividade 4G desde a versão básica.
A expectativa é que, ao contrário do Pulse, o novo Fiat Fastback tenha somente motores turbo para competir em uma faixa de preços superior, posicionando-se no intervalo entre as configurações flex de Jeep Renegade e Compass (entre R$ 125 mil e R$ 145 mil). Para isso, o novo modelo terá versões com motor 1.0 GSE turboflex e também com o 1.3 GSE turboflex, mas com ajuste “amansado” em relação aos 185/180 cv de potência de Toro, Compass e Cia.
A data de estreia do novo SUV cupê da Fiat ainda é um mistério, já que nem mesmo o aguardado Pulse chegou às concessionárias meses após a revelação do design definitivo. Nossa aposta é que o Fastback seja apresentado daqui a um ano, no terceiro trimestre de 2022.
Flagrou algum veículo camuflado ou com placas verdes? Envie para nós via Instagram (@revistacarro) ou pelo e-mail redacao@revistacarro.com.br
Fotos: Gustavo de Sá/Revista CARRO
Espero que rodas com aros maiores que 16 venham apenas como opcionais.