As duas versões à venda do Mobi terão ainda controle de tração e assistente de partida em rampa como opcional a partir da linha 2023
Já está nas concessionárias brasileiras o Fiat Mobi 2023, que agora passa a trazer controle de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa, porém, apenas como opcionais em todas as versões. Ele segue oferecido em duas configurações, Like e Trekking, agora com preços de R$ 61.990 – antes o valor inicial era de R$ 60.903 – e R$ 64.990, respectivamente.
A linha 2023 marca também a chegada da nova cor Cinza Strato, exclusiva para a versão Trekking, que estreou no SUV Pulse. Assim, agora são cinco opções de cores.
Todas as versões do compacto trazem de fábrica ar-condicionado, direção assistida, travas e vidros elétricos dianteiros e sensor de pressão dos pneus. Apenas a Trekking já vem de série com a central multimídia UConnect que inclui tela de 7″ e conexão Android Auto e Apple Carplay sem fio, sendo um opcional nas demais. Também podem ser adquiridos à parte retrovisores elétricos, alarme, volante multifuncional com regulagem de altura e rodas de liga leve.
A chegada dos controles de tração e estabilidade no Mobi já era aguardados para a linha 2023. Contudo, esperava-se que fossem incorporados como itens de série para competir com o Renault Kwid, que já traz quatro airbags, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa de fábrica desde a versão de entrada. No Mobi, o pacote Safety custa R$ 700.
Vale lembrar que o Mobi já havia alterado a calibração do motor 1.0 Fire EVO para atender às novas regras de emissões. Em janeiro, esse motor já antigo na linha Fiat ganhou atualizações para se adequar às novas regras do Proconve L-7 (PL7) e, embora tenha ficado mais econômico com isso, perdeu um pouco em potência e torque.
Na prática, foram feitos ajustes no gerenciamento eletrônico do motor, entregando agora consumo de até 15 km/l com gasolina em estradas. A fabricante anuncia redução de até 7,9% no consumo, tanto com gasolina quanto com etanol, nos ciclos urbano e rodoviário.
Em contrapartida, ele teve potência e torque levemente reduzidos: antes eram 75 cv com etanol e 73 cv com gasolina, passando agora a 74 cv e 71 cv, respectivamente. Já o torque foi de 9,9 kgfm com etanol e 9,5 kgfm com gasolina para 9,7 kgfm e 9,3 kgfm, na mesma ordem. Esse propulsor também traz sistema de pré-aquecimento de combustível, dispensando o tanque auxiliar de gasolina para a partida a frio. O câmbio segue manual de cinco marchas nas duas versões.
Fotos: Divulgação
Primeiro, parabéns por ser possível comentar sem ‘login’ ! Aquele tal de Disqus me afugenta ! Muita perda de tempo para nada …
Segundo, Mobi, com TODO esse motor e, essencialmente urbano, PRECISA de assistente de estabilidade ?!?! Faz favor, né ?! Pára com a gozação !!!
O outro, Rrríílllrrrôôllder, é coisa p’rá mané, q ñ deveria estar conduzindo um veículo, se ñ sabe fazer nem isso atrás do volante !!! E o preço, cada vez maior, só de bugigangas !
E mais uma questão, esta, filosófica: é urbano ?! Sim !!! Andamos, geralmente, em quantos dentro do carro ?! A maioria, sozinhos !!! Então, por que tem 4 portas minúsculas em vez de 2 razoáveis ??!!