Fiat Mobi 2022

Mobi 2022 recebe nova calibração do motor e fica mais econômico, além de ganhar mais um equipamento de série

 

Após o reajuste de preços e versões em janeiro, o Fiat Mobi ganha novidades no modelo 2022 – a linha 2022 chegou ao mercado em maio do ano passado. Seguem às venda apenas duas versões, ambas agora com mais um item de série. Além disso, o antigo motor 1.0 Fire Evo precisou de atualizações para se adequar às novas regras de emissões Proconve L-7 (PL7) e, embora tenha ficado mais econômico com isso, perdeu um pouco em potência e torque.

Sobre a primeira mudança, o compacto passa a trazer monitoramento de pressão dos pneus (ITPMS) nas duas configurações: Like e Trekking, vendidas por R$ 60.990 e R$ 63.990, respectivamente – preços nacionais, lembrando que há variação em alguns estados devido à carga tributária. Em janeiro, o preço inicial era de R$ 59.190.

A outra mudança está no motor 1.0 Fire Evo, que ganhou ajustes no gerenciamento eletrônico do motor, entregando agora consumo de até 15 km/l com gasolina em estradas. A fabricante anuncia redução de até 7,9% no consumo, tanto com gasolina quanto com etanol, nos ciclos urbano e rodoviário.

Mas a contrapartida é que ele teve potência e torque levemente reduzidos: antes eram 75 cv com etanol e 73 cv com gasolina, passando agora a 74 cv e 71 cv, respectivamente. Já o torque foi de 9,9 kgfm com etanol e 9,5 kgfm com gasolina para 9,7 kgfm e 9,3 kgfm, na mesma ordem. Esse propulsor também traz sistema de pré-aquecimento de combustível, dispensando o tanque auxiliar de gasolina para a partida a frio. O câmbio segue manual de cinco marchas nas duas versões.

A lista de equipamentos de série da versão de entrada Like inclui ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, rodas de aço aro 14″, predisposição para rádio e agora o monitoramento de pressão dos pneus. Os opcionais são a central multimídia com tela de 7 polegadas e conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de um pacote que adiciona volante, banco do motorista e cintos dianteiros com regulagem de altura, porta-objetos no teto e maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo.

Já a Trekking traz rack de teto, banco do motorista com ajuste de altura e central multimídia de 7 polegadas. Como opcionais, o aventureiro pode ser equipado com o dois kits: Pack One (volante e cintos dianteiros com ajuste de altura, retrovisores elétricos e sensor de estacionamento) e Pack Style (rodas de liga leve de 14 polegadas e faróis de neblina).

Confira os dados de consumo do Mobi antes e depois da mudança:

ANTES

Ciclo urbano: 13,0 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 14,1 km/l (gasolina) / 10,0 km/l (etanol)

DEPOIS

Ciclo urbano: 13,5 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 15,0 km/l (gasolina) / 10,4 km/l (etanol)

 

Fotos: Divulgação

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