Toyota Corolla Cross 2022

Futuro rival de Jeep Compass e Volkswagen Taos, SUV médio será lançado até abril nos acabamentos XR, XRE, XRV e XRX

 

Considerado um dos lançamentos mais aguardados de 2021, o Toyota Corolla Cross terá duas versões híbridas no Brasil. O SUV será lançado no País entre março e abril, para competir com o Jeep Compass 2022 e o futuro Volkswagen Taos, na faixa inicial de R$ 140 mil.

Informações apuradas pela reportagem da CARRO dão conta de que a Toyota homologou quatro versões do Corolla Cross, sendo duas com motor a combustão (2.0 flex de 177 cv) e duas híbridas (1.8 flex de 101 cv + motor elétrico de 72 cv). O desenho, registrado desde outubro de 2020 no Brasil, seguirá exatamente o estilo do SUV tailandês.

- Publicidade -

As versões do Toyota Corolla Cross foram registradas pela marca com as siglas XR 2.0, XRE 2.0, XRV Hybrid e XRX Hybrid. Chama a atenção a mudança no padrão de nomenclatura em relação ao Corolla sedã, que possui os acabamentos GLI, XEI, Altis Premium, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium.

As siglas inéditas, porém, seguem a ausência de padrão de versões na gama Toyota, como é possível ver pelas nomenclaturas das linhas Etios (versão X Plus), Yaris (XL, XL Plus, XS, X-Way, S e XLS), Camry (XLE), Hilux/SW4 (STD, SR, SRV e SRX) e RAV4 (S e SX).

Ao contrário do três-volumes, que possui duas versões híbridas com pouca distinção de equipamentos (e preço), as configurações XRV Hybrid e XRX Hybrid do Corolla Cross terão posicionamento distinto. O objetivo é atrair novos interessados na tecnologia híbrida que não desejam pagar pelo acabamento de topo.

Credenciais do Toyota Corolla Cross

à venda na Tailândia, o Toyota Corolla Cross é feito na mesma base do sedã Corolla, a TNGA-C. O utilitário esportivo possui 4.460 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.620 mm de altura e 2.640 mm de distância entre eixos. Para efeito de comparação, o sedã possui, na ordem: 4.630/1.780/1.455/2.700 mm.

O modelo adota suspensão do tipo McPherson no eixo dianteiro, e por eixo de torção na traseira – no Corolla, o arranjo é multibraço (multilink). As opções de conjunto roda/pneus são 215/60R17 ou 225/50R18. Os freios são a disco nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados.

- Publicidade -

Na cabine, o Corolla Cross replica basicamente o painel do sedã, com os mesmos volante, central multimídia (de 9”) e quadro de instrumentos parcialmente digital. O SUV não terá a alavanca de freio de estacionamento no console, como no sedã nacional. Porém, isso não quer dizer que a marca irá investir em freio de estacionamento com acionamento eletromecânico, por botão, como no Jeep Compass. Ao estacionar o veículo, o motorista deverá acionar o velho pedal à esquerda, próximo ao descanso para o pé.

O porta-malas do SUV tailandês possui 487 litros de capacidade quando equipado somente com o kit de reparo de pneus (sem estepe). Já com a roda sobressalente no porta-malas, o volume total cai para 440 litros.

Fotos: Divulgação

- Publicidade -
Share This