Com até 250 km de autonomia, iEV1200T pode ter as baterias completamente recarregadas com menos de R$ 55
Lançado no final de 2020, o caminhão elétrico da JAC Motors começa a chegar às frotas de empresas para entregas urbanas. As 10 primeiros unidades do iEV1200T foram adquiridas pela PepsiCo, dona de marcas como Elma Chips e Pepsi, para atuação na cidade de São Paulo. A DHL, com atuação no setor de logística, também terá uma unidade do elétrico.
O uso do caminhão elétrico da JAC pelas empresas terá como objetivo a redução das emissões de CO2, especialmente em ambiente urbano. “Numa conta rápida, um caminhão movido a diesel emite 500g de CO2 por km rodado, o que se transforma em 20 toneladas de CO2 ao ano por percorrer 40.000 km. O JAC iEV1200T possui emissão zero”, explica o presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, Sergio Habib.
O JAC iEV1200T possui motor elétrico de 177 cv de potência e 122,4 kgfm de torque. As baterias do caminhão são de fosfato de ferro-lítio e têm 97 kWh de capacidade. De acordo com a JAC, a autonomia mínima é de 200 km, podendo chegar a 250 km sem o uso de ar-condicionado e com a ativação do sistema de regeneração de energia.
A recarga total das baterias do iEV1200t pode ser feita em 3 horas em estações de recarga rápida (corrente contínua) ou em até 18 horas em pontos de recarga comum (corrente alternada).
Com 3 anos de garantia, o JAC iEV1200T tem preço de tabela de R$ 349.900. Segundo a JAC, o custo de uso do caminhão elétrico chega a ser até 5 vezes menor que um modelo a combustão equivalente, já a manutenção é mais barata e não há despesa com combustível fóssil (diesel). Nas contas da JAC, considerando o preço médio do kWh de R$ 0,55, o iEV1200T custa R$ 0,26 por km rodado. Uma recarga completa, o equivalente a “encher o tanque” de um caminhão convencional, custa menos de R$ 55. Além do iEV1200t, a JAC possui uma linha com outros 4 veículos elétricos, incluindo a picape média iEV330P.
Fotos: Divulgação
Que só vê agora se a JAC vai menosprezar esse cliente grande como ela faz com os pequenos que não dão o mínimo de assistência estou esperando uma caixa de direção de um T40 a 2 anos
80% dos lançamentos agora são desenvolvido na China, como os GM e a Ford terrtory
A JAC vem trazendo bons carros para o Brasil, mas, o fato de ser um produto chinês sofre com avaliações de pessoas que não conhecem a marca. Para estes digo: já estou no segundo T-40 e não me arrependo nem um pouco, carros equipados com acessórios inclusive aqueles equipamentos que algumas marcas tradicionais não possuem, não tive priblemás mecânicos e meu carro só foi na oficina para revisões está sempre com bom atendimento. Parabéns JAC por mostrar sua competência lançando modelos novos com muita tecnologia deixando os concorrentes novamente para traz.
Acredito que esse seja o caminho, mas ambas empresas precisam apresentar um plano para o descarte destas baterias, pois para o momento isso é uma solução, mas no futuro, como ficará isso???
Emissão zero na hora do uso, mas a emissão de CO2 na cadeia produtiva, baterias etc…