A ideia de restaurar um carro antigo, talvez até um modelo que esteja na família há gerações, já passou pela cabeça de muitos fãs de automóveis. Mas se o objetivo for manter a originalidade do modelo, o que consequentemente o valoriza mais, existem diversas dificuldades. Para obter a placa preta, por exemplo, alvo de desejo do antigomobilismo, é necessário ter, no mínimo, 80% de originalidade.
Para ajudar nesse processo, a oficina especializada A.M. Marcelo fornece algumas dicas. A primeira é, claro, ter paciência. O processo de restauração leva pelo menos um ano para ser bem sucedido. Também é fundamental obter todas as informações do modelo quando saiu da fábrica, como cor, padronagens, encaixes e acabamentos. A oficina recomenda consultar catálogos de época, referências da montadora e fotos para auxiliar nessa busca por informações precisas.
O início: reparos e desmontagem
Ao iniciar o processo de restauração, é importante ter o cuidado de remover todas as camadas de tinta que recobrem a carroceria, o que deve ser feito com jateamento, processo que leva de dois a três dias. Passando para a funilaria, passar massa não resolve todos os problemas. “Esse trabalho requer uma excelente mão de obra, que vai cortar, unir e igualar as chapas antes da preparação, por isso a etapa anterior do jateamento é tão importante”, afirma José Manoel Veludo, gerente da oficina.
Na hora de escolher a cor adequada, busque o código, mas saiba que pode ser necessário também fazer a pintura em partes pequenas e analisar tudo com o colorímetro para assegurar que o tom está certo. Durante a desmontagem, separe e etiquete todas as peças. Organização é essencial, além da limpeza dessas peças que serão remontadas depois.
O final: repintura e acabamento
Tudo pronto, é hora de repintar o carro, o que deve ser feito em uma estufa devidamente isolada e iluminada para evitar contaminações e garantir cobertura uniforme, brilho e qualidade. Por isso, visite a oficina e assegure-se de que o local é adequado. Se preciso, peças plásticas como encaixes e moldes podem ser perfeitamente reproduzidos em impressoras 3D.
Uma boa restauração também garante a padronagem original, da iluminação do painel à costura dos bancos. Fique atento a essa etapa. Na montagem, tudo deve ser cuidadosamente realizado para que encaixes fiquem perfeitos e as peças não sejam danificadas no processo. Depois que o modelo estiver pronto, a manutenção é tão importante quanto o processo de restauração em si, mantendo o veículo limpo e em uma área livre de umidade ou com excesso de luz solar. Esses cuidados ajudarão a manter o carro como novo por muito mais tempo.
sou lindo e o meu bmw e39 n funciona pq tem bue problemas tipo o motor, o oleo , a ar condicionado, etc.