CRLV-e digital

Sistema permite imprimir o documento do veículo em casa, com autenticidade garantida em caso de fiscalização por agentes de trânsito

 

Em época de quarentena em que a recomendação é para as pessoas ficarem em casa, o CRLV 100% digital, desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, já está disponível em 13 estados e no Distrito Federal. Com essa ferramenta, o proprietário pode imprimir o documento veicular em sua casa.

Os Estados brasileiros em que o sistema já está em operação são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal.

O documento veicular pode ser impresso pelo site do Detran estadual, Portal de Serviços do Denatran ou aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para emitir o documento eletrônico, é necessário que o proprietário esteja quite com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito. Sua autenticidade é garantida por um QR Code, que pode ser consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização.

O documento pode ser impresso em PDF e formato A4, quantas vezes for necessário, sem se preocupar com perda, roubo ou deterioração do CRLV. Contudo, é fundamental que a qualidade da impressão deixe o QR Code legível. Também é possível salvar o documento no celular.

Os demais Estados deverão disponibilizar o CRLV digital até 30 de junho de 2020, conforme determina a Deliberação nº 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Devido ao aumento da demanda por serviços digitais e a resposta que os estados precisam dar à situação causada pelo Covid-19, o Serpro antecipou a integração com os sistemas dos Detrans para que seja possível oferecer essa opção ao cidadão”, afirma o gestor da CDT no Serpro, Isidro Santos.

E se eu quiser checar um documento?

Para fazer a validação do documento impresso, basta baixar o aplicativo VIO, disponível lojas Google Play ou App Store – é o mesmo aplicativo utilizado pelas autoridades de trânsito. Ele permite fazer a leitura do QR Code localizado ao lado do código Renavam, verificando assim a autenticidade do documento.

Share This