A Chevrolet anuncia hoje (1) a chegada do Bolt ao mercado brasileiro, primeiro veículo 100% elétrico da marca a ser vendido por aqui. Posicionado como crossover pela fabricante, ele foi a principal estrela da Chevrolet na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo. Oferecido em versão única de acabamento, a Premier, custa R$ 175.000 e está em pré-venda no site, com início das entregas em 2020.
Seu motor elétrico de 60 kW rende 203 cv de potência e torque de 36,7 kgfm, disponíveis de maneira imediata, por se tratar de um carro elétrico. De acordo com a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos, com velocidade máxima de 148 km/h e autonomia de até 416 km (ciclo EPA americano).
Há, ainda, um sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para ampliar sua autonomia, principalmente em viagens mais longas.
A recarga das baterias é feita em tomadas e, usando um carregador semirrápido, uma hora garante 40 km de autonomia. Já em carregadores rápidos, encontrados em eletropostos, bastam 30 minutos para transitar mais 145 km. O carregador é oferecido pela Chevrolet e pode ser instalado em casa, cobrando R$ 8.300 – valor do carregador já instalado. Vale ressaltar que, para instalar o carregador, é obrigatório possuir aterramento.
Na lista de equipamentos, o Bolt conta com 10 airbags, câmera 360°, central multimídia MyLink com tela de 10 polegadas, aquecimento de volante e One Pedal – é possível acelerar a frear usando o mesmo pedal, tecnologia já presente, por exemplo, no rival Nissan Leaf.
Outro destaque é que a Chevrolet afirma que seu custo de manutenção é cinco vezes menor, embora não tenha revelado os valores, e que, se for comparar com o custo para abastecer um modelo a combustão, o valor será quatro vezes menor.
Leia mais