Carteira Digital de Trânsito

Funcionalidade antes restrita à venda para estabelecimentos comerciais será ampliada, devendo estar disponível no fim de março

 

A partir do final de março, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) permitirá realizar a autorização de transferência em caso de venda do veículo de forma digital entre pessoas físicas. Para isso, o veículo deve possuir documentação digital e o Detran onde o veículo está registrado precisa ter aderido ao novo sistema de autorização digital.

Para fazer o processo de forma digital pelo app, também é necessário que tanto o vendedor quanto o comprador do veículo tenham login no site Gov.br. O vendedor então deverá acessar o aplicativo da CDT, informar o CPF do comprador e assinar a autorização digitalmente. O comprador, por sua vez, receberá a notificação também pelo aplicativo e deverá repetir o processo.

Feito isso, a autorização será encaminhada diretamente para o sistema do Governo Federal. Para concluir a transferência, a última etapa é fazer a vistoria do veículo no departamento de trânsito local.

“É mais uma alternativa de simplificação que a Senatran está oferecendo, dentro do escopo de transformação digital do Governo Federal, sem custo para o cidadão que tiver a CDT. Quem fizer a transação online estará livre da taxa de reconhecimento de firma”, afirma o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

Função na Carteira Digital de Trânsito antes estava restrita 

A ferramenta foi lançada inicialmente em agosto do ano passado, permitindo apenas a vendas de veículos por pessoas físicas para estabelecimentos comerciais integrados ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave). Agora o serviço é expandido para transações entre pessoas físicas.

“A venda de veículos entre pessoas físicas poderá ser feita de forma 100% virtual. Tudo com muita praticidade e segurança ao cidadão, que pode assinar a autorização pelo aplicativo por meio da conta gov.br. O processo acontece em instantes, o que, antes, demorava dias e até semanas. É a transformação digital do Governo Federal melhorando a vida dos brasileiros”, conclui o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

 

Foto: Divulgação/Serpro

Share This