- Publicidade -

Produção VW ID elétrico

As cinco atuais bases para construção de veículos serão substituídas pela inédita plataforma elétrica SSP

 

 

 

A Volkswagen anunciou o plano de eletrificação para as marcas do grupo até 2030. Chamada de New Auto, a estratégia prevê a substituição de todas as atuais bases modulares de veículos por uma única plataforma, a inédita SSP, a partir de 2026.

Atualmente, o grupo possui três plataformas modulares globais para construção de carros a combustão e híbridos (MQB, MSB e MLB), além da elétrica MEB usada por modelos da linha ID e que também será compartilhada com a Ford. O Grupo desenvolve ainda a também inédita plataforma elétrica PPE, que deverá estrear com novos modelos da Porsche e Audi em 2022.

A proposta da Volkswagen é que estas cinco variantes sejam aposentadas e substituídas gradualmente pela base SSP, sigla em inglês para Scalable Systems Platform (Plataforma de Sistemas em Escala, em tradução literal). Os modelos feitos nesta base serão totalmente elétricos e terão foco no aprimoramento dos softwares do veículos, como os de conectividade e condução autônoma.

De acordo com a fabricante, mais de 40 milhões de veículos serão construídos ao longo de toda a vida útil da nova base SSP. Como acontece com a MEB, a Volkswagen pretende expandir o uso da plataforma para fabricantes que não pertencem ao grupo alemão. Até 2029, estão planejados 75 veículos elétricos para todas as marcas do Grupo Volkswagen. Para 2024, a Audi promete o lançamento de um veículo elétrico “altamente eficiente”.

Fotos: Divulgação

Share This