Projeto Artemis Audi elétrico e autônomo

Projeto Artemis busca reduzir ciclo de desenvolvimento de veículos de todo o Grupo Volkswagen

A Audi anunciou um desafiador plano de viabilizar um veículo elétrico “altamente eficiente” que está programado para rodar em 2024. Chamada de “Projeto Artemis”, a proposta irá reduzir o tempo de desenvolvimento de veículos de todo o Grupo Volkswagen, do qual a Audi faz parte.

Até 2029, estão planejados 75 veículos elétricos para todas as marcas do grupo. Para isso tornar-se viável, é necessário reduzir ao máximo o ciclo de desenvolvimento, com investimento massivo em processos digitais. Prova disso é que a equipe do projeto será global, unindo times de Engenharia de diversas regiões do mundo, desde Ingolstadt, na Alemanha, até a costa oeste dos Estados Unidos.

- Publicidade -

Plugue carregamento elétrico Audi E-Tron

A Audi não detalhou o que considera um elétrico “altamente eficiente”, mas são esperadas evoluções grandes em capacidade de armazenagem (o que ajuda a estender a autonomia dos elétricos) e o peso (que melhora a eficiência) das baterias. Outro fator importante para a popularização dos elétricos é o preço final ao consumidor, ainda alto devido ao custo das baterias.

O primeiro modelo baseado no Projeto Artemis terá elevado grau de automação, uma vez que é coordenado pelo engenheiro Alex Hitzinger, chefe das atividades de direção autônoma no Grupo Volkswagen. Como a automação depende da infraestrutura de rede e comunicação no entorno do carro, a Audi diz que terá uma equipe de desenvolvimento de “um extenso ecossistema ao redor do veículo”.

Fotos: Divulgação

- Publicidade -
Share This