BMW M3 Competition

Primeiras unidades do novo BMW M3 chegam agora em maio, em duas versões: Competition e Competition Track, partindo de R$ 757.950

 

À venda desde o começo de abril, começam a desembarcar no Brasil agora em maio as primeiras unidades da sesta geração do BMW M3. O sedã é oferecido nas versões Competition, de R$ 757.950, e Competition Track, de R$ 849.950. Ambas são equipadas com motor 2.0 que entrega 510 cv de potência – são 79 cv a mais que a geração anterior – a 6.250 rpm e 66,2 kgfm de torque entre 2.750 e 5.500 rpm.

Segundo a fabricante, esse conjunto permite ao esportivo ir de 0 a 100km/h em 3,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 290 km/h. Ele virá com o sistema M Drift Analyzer, que registra duração, distância percorrida, linha e ângulo de drift no display; além do M Laptimer, que fornece tempos de volta e análise de performance quando o carro é usado em uma pista. Por fim, contará com o sistema M Traction Control, que oferece ajustes na aceleração, curva de torque e programação dos sistemas de controle de tração e de estabilidade para aumentar a segurança em terrenos difíceis ou em uma pilotagem mais esportiva.

História do M3

A primeira geração surgiu no Salão de Frankfurt de 1985, com o E30. Ele trazia motor de 200 cv capaz de atingir velocidades de até 230 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Esse motor foi desenvolvido por Paul Rosche, Gerente Técnico da BMW Motorsport GmbH, que também criou o motor turbo que Nelson Piquet usou para vencer o Campeonato Mundial de Fórmula 1, em 1983.

A segunda geração, conhecida como E36, chegou em 1992 com uma nova proposta de carroceria. Trazia motor de seis cilindros em linha que rendia 321 cv e permitia aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.

Nos anos 2000 era a vez da terceira geração, a E46, que tinha motor seis cilindros em linha com 343 cv e ia da imobilidade aos 100 km/h em 5,2 segundos. A quarta geração veio em 2007, batizada de E92, que trouxe portas, porta-malas e luzes com o Série 3 Coupé, além do motor de oito cilindros em V com 420 cv entregues a 8.300 rpm.

Seis anos depois, vinha a quinta geração, a F80, apresentada em 2013. Ela manteve a nomenclatura M3 para a carroceria sedan, enquanto a versão Coupé foi nomeada para M4. Ela marcou o retorno do motor seis cilindros em linha com potência de 431 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.

 

Fotos: Divulgação

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