Com 9 cv a mais, Mercedes-Benz C 300 Sport ainda não é um AMG, mas oferece a dose certa de diversão ao volante

Sedãs esportivos com a estrela de três pon­tas no capô carregam o peso da história. O Mercedes-Benz C 300 Sport “sabe” dis­so e respeita a tradição de ser impecável em todos os requisitos, mesmo não sendo propriamente um… esportivo. A versão topo de linha do sedã médio da marca de Stuttgart não pertence à grife AMG, mas faz bonito na pis­ta sem perder o conforto executivo para gostos mais conservadores.

Não que precisasse, mas seu motor 2.0 4-ci­lindros com turbo e injeção direta ganhou 9 cv, passando de 249 para 258 cv entre 5.800 e 6.100 rpm – coincidentemente (ou não), é a mesma potência de seu arquirrival, o novo BMW 330i M Sport. Já o torque do Mercedes-Benz segue de 37,7 kgfm constantes entre 1.800 e 4.000 rpm. O câmbio automático de 9 marchas é o mesmo lançado no Classe C em 2017.

Seu desenho acompanha a reestilização de meia-vida lançada ao final de 2018, com novos para-choques e faróis dianteiros, mais o adicio­nal da grade frontal diamante cromada exclusiva desta versão e as rodas de 18 polegadas com a assinatura AMG. Internamente, o volante esporti­vo é novo, com controles sensíveis ao toque e o console central com acabamento em preto piano e madeira preta. Para esta versão C 300 Sport, há a opção de revestimento interno em marrom.

As mudanças mais significativas estão na ins­trumentação e entretenimento. O painel de ins­trumentos digital tem tela de 12,3 polegadas e três estilos de grafismo (“clássico”, “esportivo” e “progressivo”). Já o multimídia tem tela de 10,25 polegadas e pode ser comandado tanto pelos controles sensíveis ao toque no volante ou por meio do touchpad localizado no console cen­tral. A conectividade com celulares é o destaque, com Android Auto, Apple CarPlay, espelhamento do Waze e aplicativos da própria Mercedes-Benz.

Molhado virou seco

O Mercedes-Benz C 300 Sport chegou à reda­ção da Revista CARRO em uma semana bas­tante chuvosa na capital São Paulo. E pilotá­-lo nessas condições só ressaltou ainda mais o comportamento dinâmico primoroso deste sedã esportivo. Nem foi necessário acessar seus mo­dos de condução esportiva (Sport e Sport+) ou o mais manso (Eco) em velocidades de rodovia para mudar seu comportamento – após horas ao volante sob chuva, não se percebeu qualquer ameaça de aquaplanagem ou perda de aderên­cia. Méritos da suspensão que, em relação às de­mais versões do Classe C, tem mais carga e é 1,5 cm mais baixa, mas está longe de ser desconfor­tável em longos períodos ao volante.

bastante. Entre os recursos, traz controle de estabilidade e tração, secagem automática dos discos em situação de chuva (aproxima levemen­te as pastilhas do disco para retirar o filme de água), pré-carregamento do freio (prevê seu acio­namento dependendo do modo que o motorista tira o pé do acelerador), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente que corrige a ação do vento na trajetória do veículo.

Com a pista da ZF em Limeira (SP) bem seca e adequada para testes de desempenho, mos­trou que o fading dos freios é quase nulo: em dez passagens de 100 km/h a zero, a diferença da melhor para a pior passagem foi de apenas 33 centímetros. Mas, como traz sistema de frena­gem adaptativa – e, apesar da verve esportiva, é um sedã de alta gama –, sente-se a ausência de outros recursos semiautônomos, como avisos de permanência na faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

Já os 9 cv adicionais permitiram ganho de 0s2 em todas as passagens em relação à versão de 248 cv, seja partindo do zero ou em retomadas. O novo C 300 Sport acelerou de zero a 100 km/h em 6s2 e atingiu 1.000 m em 26s05, a 207,12 km/h (a máxima é limitada 250 km/h). Nas provas de retomada, fez de 40 a 100 km/h em 4s91, 60 a 120 km/h em 5s58 e de 80 a 120 km/h em 4s07 – sempre no modo Sport+ de condução.

Mesmo falando alto, o consumo de gasolina continua exemplar considerando seu desempenho: no modo “Eco”, fez 9,7 km/l na cidade e 15,1 km/l em rodovia. Média PECO de 12,1 km/l e autonomia de 798 km. Não bastasse ser bonito, equilibrado em desempenho e adequadamente equipado para o segmento de mercado, ainda é econômico. E po­de ser seu por R$ 268.900.

Fotos: Renan Senra

Veja a tabela de teste com os números de pista do 300 Sport:

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