Segunda geração chega maior e com mais espaço para passageiros e carga, testada aqui na versão de topo Black
A Audi lançou recentemente no Brasil o novo Q3, agora equipado com a plataforma MQB, partindo de R$ 179.990. É o mais barato dentre os seus concorrentes, como Volvo XC40 Momentum T4 (185.950), Mercedes-Benz GLA 200 ff Style (185.900) e BMW X1 sDrive20i GP (199.950).
Sob o capô, tudo igual. Aliás, Entre todas as mudanças, o motor é uma das poucas coisas que sobraram do modelo anterior. O 1.4 TFSI é movido apenas a gasolina e entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Ele está aliado ao câmbio de dupla embreagem e seis marchas, com tração dianteira. Uma curiosidade: é mesmo propulsor que equipa o Audi A3 Sedan e alguns modelos da Volkswagen, como, por exemplo, o T-Cross e o novo Polo GTS.
Se por um lado o desempenho não é dos melhores, o estilo do novo Audi Q3 – que vem importado da Hungria – é bem atraente. Nesta avaliação da CARRO, trazemos as principais características do modelo e os números de pista para deixarmos bem claro qual é a real proposta do utilitário da marca.
Anda o que cobra?
Em nossos testes no campo de provas da ZF, em Limeira (SP), colocamos à prova a versão Black, a topo de linha, que custa R$ 209.990. A arrancada de 0 a 100 km/h foi feita em 9,8s, utilizando o controle de largada, que permite que o SUV sai em sua faixa de rotação mais eficiente possível. Se compararmos com a versão anterior, ele foi quase 1s mais lento – seu antecessor completou o mesmo desafio em 8,9s.
Nas retomadas, os tempos não foram dos melhores: 40 a 100 km/h em 7,7s; 60 a 120 km/h em 9,7s; e 80 a 120 km/h em 7,2s. Embora o torque entre em ação cedo, aos 1.500 rpm, o novo Q3 passa a sensação de que falta um pouco de fôlego.
Diante de todos esses números, vale destacar que estamos falando de um modelo 175 kg mais pesado que a geração anterior. Esse desempenho inferior poderia ser tranquilamente resolvido com o motor 2.0, porém, a Audi ainda não tem data de chegada para ele no mercado brasileiro. Mas é certo que ele virá.
O modelo vem equipado com o sistema Audi Drive Select, que permite ajustar os parâmetros de motor, câmbio, suspensão e até mesmo o ar-condicionado. No modo Comfort, as trocas de marchas são bem suaves e a suspensão permite apenas que pouca (ou quase nenhuma) irregularidade invada a cabine.
No modo Dynamic, acontece o oposto. As trocas de marchas são mais agressivas e a suspensão fica mais firme, assim como a direção fica mais pesada. A direção, inclusive, é bem direta em todos os modos de condução. Qualquer pequeno movimento no volante é rapidamente transmitido para as rodas dianteiras.
Mais espaço, muito mais espaço
O SUV cresceu em quase todas as medidas. Ele está 97 mm mais comprido, 25 mm mais largo e, a grande diferença, entre-eixos 77 mm maior. A única medida que diminui foi a altura, agora 2 mm menor – o que na verdade não fará nenhuma diferença para o cliente no seu dia a dia.
O entre-eixos maior favorece os passageiros, principalmente, dos bancos traseiros – que, aliás, são corrediços. Merecem destaque ainda os encostos que podem ser inclinados em sete posições, além do porta-malas agora com 70 litros a mais, podendo variar entre 530 a 675 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, seu volume pode chegar a 1.525 litros.
Como dito anteriormente, o novo Q3 ficou 175 kg mais pesado em relação à versão anterior, lançada em 2012. Com isso, seu peso é de 1.580 kg.
Destaques por dentro e por fora
As rodas de 19 polegadas e a grade frontal Singleframe com formato octogonal chamam bastante a atenção de quem olha o novo Q3 de fora. Ele conta ainda com faróis Full LED e lanternas também em LED, com design exclusivo para esta versão. No geral, o conjunto todo ficou mais encorpado.
Já o interior exibe uma cabine moderna e, ao mesmo tempo, sofisticada, com destaque para o quadro de instrumentos digital com tela de 10,2 polegadas. Entre os equipamentos de série estão bancos com ajustes elétricos, teto solar elétrico, controle de estabilidade, assistente de descida em rampas (HDC), assistente de estacionamento (Parking Assist), câmera de ré, chave presencial, freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold e sistema de entretenimento com tela tátil de 8,8 polegadas, conexão Apple CarPlay e Android Auto e 4 entradas USB (são duas do tipo USB-C para os bancos traseiros e duas no console central, sendo uma comum e a outra USB-C).
O volante de base reta, exclusivo da versão Black, possui aletas para mudança de marcha e comandos de áudio. O SUV também traz acendimento automático dos faróis, luz de neblina traseira agora acionada por botões – não mais por interruptor giratório.
Entre os opcionais estão controle de cruzeiro adaptativo (R$ 8.000); faixa que percorre todo o painel e acabamento das portas em laranja, marrom ou cinza (R$ 4.000); e pacote de luz ambiente com até 30 opções de cores (R$ 3.500).
Unindo um toque de esportividade com o refinamento do interior, o novo Audi Q3 mostra suas cartas para encarar os rivais. Queridinho dos brasileiros e sucesso de vendas no Brasil na geração anterior, ele aposta em mais conforto e visual atualizado na segunda geração para retomar o posto. É possível, porém, que precise aguardar a chegada do motor 2.0 para chegar lá.
· DADOS DE FÁBRICA | |
Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros, turbo |
Cilindrada | 1395 cm³ |
Potência | 150 cv (E/G) a 5.000 rpm |
Torque | 25,5 kgfm (E/G) a 1.500 rpm |
Câmbio | Automático de 6 marchas (S-Tronic) |
Suspensão (dianteira / traseira) | Indep. McPherson/Multibraço |
Pneus e rodas | Hankook Ventus S1 Evo2 235/50R19 99V |
Freios (dianteira / traseira) | Disco Ventilado/Disco Sólido |
Peso (kg) | 1.580 |
Comprimento (mm) | 4.484 |
Largura (mm) | 1.849 |
Altura (mm) | 1.616 |
Entre-eixos (mm) | 2.680 |
Porta-malas (litros) | 530 |
Tanque de combustível (litros) | 58 |
Preço | R$ 209.990 |
· NOSSAS MEDIÇÕES | |
Aceleração (em segundos) | |
0 a 100 km/h | 9,8 |
0 a 400 m (km/h) | 17,3s (133km/h) |
Retomada (em segundos) | |
40-100 km/h em Drive | 7,7 |
60-120 km/h em Drive | 9,7 |
80-120 km/h em Drive | 7,2 |
Frenagem (em metros) | |
80-0 km/h | 26,57 |
100-0 km/h | 40,62 |
120-0 km/h | 56,97 |
· MEDIÇÕES MERCADO | |
Consumo (em km/l) | |
Cidade gasolina | 8 |
Rodovia gasolina | 14,1 |
Média PECO | 10,7 |
Autonomia (km) | 623,2 |
· PREÇOS E CUSTOS | |
Carro testado | R$ 225.490 |
Versão básica | R$ 179.990 |
*Desvalorização (1 ano) | 10,1% |
Garantia | 2 anos |
IPVA (4%) | R$ 8.399,60 |
**Seguro | R$ 15.888 |
Revisões (até 30 mil km) | R$ 5.153 |
*Fonte: FIPE
**Fonte: Solid Seguros
· AVALIAÇÃO MERCADO | |
Preço básico | R$ 209.990 |
Preço completo | R$ 226.990 |
Consumo médio | 7,5 |
Autonomia | 8,5 |
Garantia | 6 |
Seguro | 3 |
Revisão | 8 |
Desvalorização | 10 |
Pintura | 4 |
Média final | 6,9 |
· NOSSA AVALIAÇÃO | |
Carroceria | 8,6 |
Segurança | 7,6 |
Conforto de rodagem | 9 |
Propulsão | 6,9 |
Comportamento | 7,3 |
Média final | 7,7 |
Texto: Victor Piccin
Fotos: Victor Piccin e divulgação