Na quarta geração, Audi RS 6 Avant continua a impressionar pelo visual e desempenho arrebatadores

Audi RS6 AvantA Audi RS 6 Avant é um carro que mexe com o imaginário de nove entre dez entusiastas de automóveis. Seja pela alma de superesportivo em corpo de perua familiar, seja pela silhueta clássica de quase 5 metros de comprimento ou simplesmente por representar uma espécie de resistência em tempos onde até mesmo as mais tradicionais fabricantes italianas estão investindo em SUVs.

Nesta quarta geração, a RS 6 Avant ousa ao adotar os mesmos faróis da linha A7, com formato mais conectado à grade e iluminação a laser. Aliás, só há três peças externas idênticas às da perua A6 Avant convencional: portas dianteiras, chapa do teto e tampa do porta-malas. Todo o restante possui estamparia exclusiva da RS 6. O visual da dianteira foi inspirado no R8, com grade hexagonal ainda mais larga e enormes entradas de ar nas extremidades do para-choque.

Audi RS6 AvantNa lateral, a silhueta clássica da A6 Avant foi mantida, marcada pelo capô longo, ampla área envidraçada e coluna traseira bem inclinada. As caixas de roda foram alargadas em 40 milímetros de cada lado para abrigar as rodas de 22 polegadas. As pinças de freio na cor vermelha são a cereja do bolo no visual de perfil. Atrás, o difusor traseiro em forma de “U” rouba a cena, junto às duas saídas de escapamento em formato oval.

As medidas externas mudaram pouco, com ganho de 16 mm em comprimento (4.995 mm ao todo), 15 mm na largura (1.951), 1 mm em altura (1.461) e 14 mm na distância entre eixos (2.929). O porta-malas continua tamanho GG, com 565 litros de capacidade – e 1.680 litros com o banco traseiro rebatido por completo, volume maior do que a caçamba de uma Toyota Hilux cabine simples!

Audi RS6 AvantO interior segue o arranjo inaugurado pelo A8 e seguido pelas linhas A6 e A7, com duas telas táteis para agrupamento dos comandos da central multimídia, controles do ar-condicionado de quatro zonas e outras funções. A tela digital de 12,3 polegadas do quadro de instrumentos possui grafismo exclusivo de conta-giros e velocímetro. O volante de três raios traz base achatada e revestimento em couro perfurado. Já os bancos possuem encosto de cabeça integrado, inclusive nas extremidades do conjunto traseiro.

Sem limitador

A RS 6 Avant traz sob o capô o 4.0 TFSI biturbo, com 600 cv e 81,5 kgfm de torque – ganho considerável em relação à geração anterior, que entregava 560 cv e 76,5 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, integral quattro. A força é distribuída entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção 40:60 por meio de um diferencial central mecânico. Em caso de perda de tração, até 70% da força pode ser enviada às rodas da frente e 85% para as de trás. A suspensão a ar (multibraço nos dois eixos) adota altura padrão 20 mm mais baixa na comparação com a A6 Avant. A partir de 120 km/h, ela automaticamente desce mais 10 mm.

Audi RS6 AvantSegundo dados de fábrica, a perua é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3s6. Em 12 segundos, a RS 6 já chega aos 200 km/h! A velocidade máxima padrão é limitada a 250 km/h. Porém, o pacote opcional Dynamic pode remover o limitador e fazer a perua alcançar os 280 km/h. Se for pouco pra você, saiba que há ainda mais um estágio, onde a máxima pode chegar a incríveis 305 km/h. Repito: trezentos e cinco quilômetros por hora, para ser mais enfático!

Como no Q8, a RS 6 Avant adota o sistema elétrico de 48 Volts e eixo traseiro dinâmico. Para poupar combustível, o V8 conta também com sistema de desativação de cilindros e sistema stop-start. O pacote tecnológico inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistente de tráfego cruzado, monitoramento ativo de permanência em faixa e câmeras 360 graus – a Audi diz que, ao todo, são mais de 30 sistemas de assistência à condução.

Na Alemanha, a nova RS 6 Avant parte de 118,5 mil euros – cerca de R$ 530 mil na conversão direta, sem impostos. Ainda sem preço definido, a perua deverá chegar ao Brasil no segundo semestre de 2020 para continuar mexendo com o imaginário dos entusiastas do lado de cá do Oceano Atlântico.

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