Dirigir na chuva

Em dias chuvosos, é necessária maior atenção por parte do motorista, uma vez que o veículo pode derrapar, exigindo um espaço maior para frenagem, além de as poças de água encobrirem buracos que podem danificar o veículo. Contudo, outro problema comum quando a via está molhada é a aquaplanagem.

A aquaplanagem ocorre quando a água cria uma fina camada sobre a pista, fazendo com que os pneus percam atrito com o solo e o veículo deslize sem controle. Nem é preciso dizer que, se o motorista não reagir corretamente, pode causar um acidente grave.

Por isso, em dias chuvosos, trafegue sempre com velocidade reduzida – quanto menor a velocidade, maior o tempo para a água escoar pelos sulcos do pneu, evitando a aquaplanagem.

O carro aquaplanou: o que faço?

Se o veículo aquaplanar, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e não pisar no freio bruscamente. Isso poderá causar o travamento das rodas, agravando a situação.

O correto é reduzir e velocidade gradativamente, aliviando a pressão no pedal do acelerador. Se o veículo possuir freios ABS (que evitam o travamento), freie progressivamente até que os pneus recuperem a aderência com o solo. Além disso, assegure-se de manter o volante na trajetória, mas sem movimentos bruscos que podem fazer o veículo rodar na pista.

Dá para evitar a aquaplanagem?

Algumas dicas simples podem reduzir a chance de aquaplanagem na pista molhada. A primeira é reduzir a velocidade, como já dito anteriormente. Sob chuva, dirija 30% abaixo da velocidade máxima permitida na via.

Outra dica é evitar frear e acelerar bruscamente, adotando sempre manobras suaves. O mesmo vale em curvas. Mantenha também uma distância maior do veículo à frente, observando o rastro dos pneus deixado por ele. Se o rastro se fechar muito rápido, é sinal de que há muita água na pista.

Lembre-se que, mesmo que seu veículo seja dotado de tecnologias como controle de tração e de estabilidade, para que eles funcionem, é preciso ter atrito dos pneus com o solo. Ou seja, em caso de aquaplanagem, eles só atuarão quando a aderência com o piso for retomada. Por fim, mantenha os pneus calibrados e em boas condições. Eles têm papel fundamental na aderência com a via.

Share This