limitador de velocidade

Sistema limitador de velocidade que usa GPS e leitores de sinas de trânsito será obrigatório nos novos carros já em meados do próximo ano

 

A partir de 2024, todos os carros novos comercializados na Europa deverão sair de fábrica com limitador de velocidade. A decisão, na verdade, faz parte do pacote de medidas anunciado em 2019, mas que afetará todos os novos modelos homologados já a partir de julho de 2022. Aqueles homologados antes dessa data terão o prazo até 2024 para se adequarem à nova regra.

Essa tecnologia utilizará os dados do GPS mais as câmeras e leitores de sinais de trânsito presentes no veículo para determinar a velocidade limite em cada rua ou estrada.

LEIA MAIS: Renault vai limitar velocidade máxima a 180 km/h

A proposta veio do conselho de segurança viária da União Europeia, o European Transport Safety Concil (ETSC), e esse novo sistema de limitador de velocidade irá se chamar Intelligent Speed Assistant (ISA), ou assistente inteligente de velocidade, na tradução para o português.

Para manter o condutor no limite de velocidade, as soluções previstas incluirão avisos sonoros e visuais no painel, chegando até a controlar o pedal do acelerador para que o motorista não consiga ultrapassá-lo. O objetivo, claro, é reduzir os acidentes no trânsito. Isso significa que o motorista não poderá mais “pisar fundo” e passar do limite da via mesmo que esteja no meio do deserto em uma estrada vazia de madrugada.

LEIA MAIS: Excesso de velocidade é infração mais cometida por motoristas suspensos

Para desativar esse sistema, será necessária uma série de ações para garantir que se trata apenas de uma ultrapassagem, por exemplo, ou uma manobra temporária.

De acordo com o ETSC, um terço das colisões com vítimas fatais envolvem pelo menos uma das partes envolvidas em velocidade inapropriada para a via, deixando pedestres e ciclistas entre os mais vulneráveis. Com o ISA, a previsão é reduzir em 20% o número de mortes no trânsito.

LEIA MAIS: Volvo limita velocidade máxima a 180 km/h para toda a gama

 

Foto: Divulgação

Share This