radar móvel

Radar móvel usado na fiscalização de velocidade (Crédito: Detran/AM)

Pesquisa do Detran-SP obteve repostas de mais de 18 mil condutores que fizeram curso de reciclagem da CNH

O excesso de velocidade é a principal infração cometida por motoristas com a CNH suspensa, indica levantamento realizado pelo Detran-SP. A pesquisa obteve respostas de 18.171 alunos que realizaram curso de reciclagem da CNH entre 2017 e 2020.

Quando perguntados a respeito de qual infração mais cometida por eles, a maioria dos motoristas respondeu excesso de velocidade (46,2%). Na sequência, vieram estacionar ou parar em local proibido (13,7%), avanço de sinal vermelho (2,6%) e uso de celular ao volante (2,5%).

- Publicidade -

Do universo de alunos do curso de reciclagem entrevistados, 43% estão na faixa etária entre 25 a 39 anos e 72% possuem habilitação há mais de 10 anos.

O motorista pode perder o direito de dirigir de duas maneiras: habilitação suspensa, quando supera 20 pontos na carteira ao longo de um ano, ou quando comete uma ou mais infrações consideradas como autosuspensivas (participar de racha, dirigir embriagado ou fugir do local do acidente, por exemplo). Veja aqui todas as infrações que causam a suspensão automática da CNH.

A habilitação também pode ser cassada quando o condutor que tiver sido suspenso do direito de dirigir for abordado conduzindo veículo, reincidências graves ou quando o condutor for condenado judicialmente por delito de trânsito. O projeto de lei nº 3267/2019, que prevê novo prazo de validade e alteração no limite de pontos da CNH, aguarda a sanção presidencial.

Foto: Arquivo

- Publicidade -
Share This