Perua 100% elétrica, o Porsche Taycan Cross Turismo já pode ser reservado no mercado brasileiro em versão com 380 cv
A Porsche apresentou oficialmente o Taycan Cross Turismo, seu segundo modelo totalmente elétrico. Desde o lançamento, serão oferecidas no mercado europeu quatro versões da perua, segmento que sobrevive apenas entre os carros de luxo. A chegada ao Brasil está confirmada na configuração Taycan 4 Cross Turismo, com preço partindo de R$ 649.000 – já inclusa a instalação do carregador doméstico. As encomendas já podem ser feitas e a previsão de entrega é para o segundo semestre.
Variante wagon do Taycan, o modelo se diferencia pelo apelo familiar com maior espaço interno e no porta-malas, além do design menos agressivo. De acordo com a Porsche, são 36 mm a mais no espaço entre a cabeça e o teto para os passageiros do banco traseiro, além de oferecer 1.200 litros de capacidade de carga útil no porta-malas. O nome Cross Turismo também se justifica pelo toque mais aventureiro, ainda que não se trate de um carro para o fora de estrada.
Assim como acontece no Taycan “normal”, a perua utiliza dois motores, um posicionado no eixo dianteiro e outro no traseiro. O Taycan 4 Cross Turismo entrega 380 cv e 476 cv com overboost, indo de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atingindo a velocidade máxima de 220 km/h. Segundo a fabricante, sua autonomia no ciclo WLTP varia de 389 a 456 km.
Já o Taycan 4S Cross Turismo rende 490 cv e 571 cv com overboost, com aceleração 0-100 km/h em 4,1 segundos e máxima de 240 km/h. A autonomia é de 388 a 452 km. No caso do Taycan Turbo Cross Turismo, são 625 cv e 680 cv com overboost. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,3 segundos, chegando à velocidade de até 250 km/h, com autonomia de 395 a 452 km.
Por fim, o Taycan Turbo S Cross Turismo entrega 625 cv ou 761 cv overboost, indo de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h e autonomia variando entre 388 e 419 km.
Todas as versões possuem bateria de 93,4 kWh, sendo recarregadas totalmente em nove horas, ou 80% da capacidade em pouco mais de 22 minutos. O Taycan Cross Turismo também conta com a tecnologia de 800V e tração integral, além de trazer suspensão adaptativa a ar de série. Há ainda o pacote opcional Off-road que permite elevar a altura livre do solo em 30 mm.
Visualmente, o esportivo ficou muito parecido com o conceito Mission E Cross Turismo, revelado no Salão de Genebra de 2018. Nas medidas, são 4.974 mm de comprimento, 1.967 mm de largura, 1.409 mm de altura e 2.904 mm de entre-eixos. As vendas na Europa começam em meados deste ano, com preços a partir de 93.635 euros na Alemanha.
Meu amigo, que comentário sinistro foi esse? ^
Enfim um assalto alemão que vale cada centavo. A Porsche é mundialmente o melhor exemplo de “Estado da Arte” automobilístico seja com motor de combustão interna ou elétrico e sua qualidade é tão acima da média de qualquer país que o governo alemão deveria condicionar sua venda a autorização governamental e na condição de não poder ser revendido pois criminosos, pervertidos, psicopatas e congêneres não deveriam ter acesso ou direito a conduzir uma das poucas máquinas produzidas pelo homem que se aproxima da perfeição devendo sua posse possuir o componente de merecimento a que só os melhores seres deveriam ter acesso dentre os que pudessem arcar com seus custos, entretanto no mundo real sei que qualquer escroque abastado pode adquiri-lo pois tal contexto não é pautado por moral e bons costumes.