Após fim das vendas de Ka, EcoSport, Etios e Civic Si no Brasil, outros veículos podem ter o mesmo destino este ano
Estamos apenas no início do terceiro mês do ano e já tivemos anúncios de fim de linha de importantes modelos nacionais e importados. Os primeiros foram Ka e EcoSport, em janeiro, junto ao anúncio do fechamento das fábricas da Ford no Brasil. Esta semana, a Toyota confirmou o fim das vendas do Etios, que continuará a ser fabricado em Sorocaba (SP) somente para o mercado de exportação. Outra baixa foi o Civic Si, que parou de ser importado pela Honda. Assim como estes modelos, outros 5 carros poderão sair de linha no Brasil em 2021. Veja abaixo quais são eles:
Citroën C3
Ainda que conste no conste no site oficial da Citroën, o C3 desapareceu das concessionárias. Esta geração do C3 surgiu no Brasil em 2012 e não teve nenhuma atualização visual durante todo o ciclo de vida. As poucas mudanças ficaram restritos à cabine e à mecânica, com a troca do motor 1.5 flex pelo 1.2 PureTech e a atualização do 1.6 EC5 flex, além da chegada do câmbio automático de seis marchas. O hatch já não é mais fabricado em Porto Real (RJ) e dará lugar a um novo compacto feito na plataforma CMP, a mesma do novo Peugeot 208. A Citroën, inclusive, já confirmou a estreia para o segundo semestre de 2021.
Citroën Aircross
Outro modelo da antiga PSA (chamada de Stellantis após a fusão com a PSA) a sair de linha é o AirCross, feito na mesma plataforma PF1 do C3. O crossover já não é mais fabricado em Porto Real e, assim como o C3, terá um sucessor feito na base CMP. O novo modelo deverá chegar por aqui somente em 2022, com caráter de SUV e até mesmo novo nome.
Chevrolet Montana
Com menos de 2% de participação no segmento de picapes pequenas (amplamente dominado pela Fiat Strada, com 77% de market-share), a Chevrolet Montana deverá sair de linha ainda este ano. A picape é vendida atualmente em versão única, LS 1.4, por R$ 78.390. Uma nova geração da Montana está nos planos da GM e terá posicionamento diferentes, com maior porte, quatro portas e opção de câmbio automático. O foco será a disputa com a Fiat Toro, que também domina o segmento das picapes de porte intermediário.
Fiat Uno
O Uno perdeu protagonismo na gama Fiat desde a chegada do Argo, em 2017. Além disso, o Mobi vem se destacando em vendas entre os compactos da marca. Por isso, a disputa interna entre os hatches da marca poderá acabar com o fim da linha Uno neste ano. Sem novidades visuais desde 2016, quando recebeu o segundo facelift da atual geração, o modelo é vendido nas versões Attractive 1.0 Fire (R$ 51.990), Drive 1.0 Firefly (R$ 53.990), Way 1.0 Firefly (R$ 55.490) e Way 1.3 Firefly (R$ 59.490).
Volkswagen up!
O Volkswagen up! nunca atingiu as expectativas de venda inicialmente projetadas pela marca. Com participação modesta nos emplacamentos, o hatch subcompacto deverá entrar na lista de carros que irão sair de linha em 2021. A própria marca já deu indícios disso na chegada da linha 2021 do up!, que teve a gama reduzida a uma única versão e a capacidade de passageiros no banco traseiro alterada por conta da nova legislação de segurança (que exige cintos de três pontos e apoio de cabeça para todos na cabine).
Fotos: Arquivo
Verdade, pessoa que foi feita pra ser dona de carroça (uno) que usa óleo de cozinha no motor, vem aqui pra falar mal de C3, um carro muito melhor construído.
Concordo viajo de c3 1.2 muito conforto confiável economico e com itens de segurança mas tem que prefere o uno que mais parece uma lata de óleo com 4 rodas, mas cada tem seu gosto opinião.
Coitado, esta muito mal informado, tenho um Citroen Glx flex 2007, nunca me deixou na mao, excelente carro..Se informe melhor..depois voce volta mais atualizado.
É melhor dizer, desde já, os que vão ficar na linha, pelo visto a corrida vai grande, os estoques não vão dá conta. Carro no Brasil está muito barato, sqn!
Graças à Deus que essas BOMBAS serão eliminadas…… infelizmente esses veículos são caros demais pelo POUCO que oferecem…..
Todos veículos bons. Seriam mais vendáveis se os impostos não fossem tão altos
Carros franceses são uma bomba!!!
Montana nem fede nem cheira !
Up. TSI. E ótimo !!
Uno. Esse sim. O melhor carro de todos os tempos para trabalhar !!
Aguenta tudo !!!! Muito bom
Só ver o tempo que ficou em linha!!!
Destes, o único que é um projeto moderno é o Up, mas os preços nunca ajudaram. O resto, já havia passado da hora.
Nenhum deles deixara saudades.