Fase de pré-venda do Taos esgotou em poucos minutos; serão duas versões, ambas com motor 1.4 TSI e câmbio automático de seis marchas
A Volkswagen começou – e já esgotou – hoje (27) a pré-venda do Taos, que será oferecido a partir de junho em duas versões: Comfortline (R$ 154.990) e Highline (R$ 181.790). As unidades reservadas para a pré-venda se esgotaram em questão de minutos, antes mesmo de encerrar a apresentação online do novo modelo.
Para o lançamento, foi oferecida uma edição especial por R$ 191.060, com diferenciais como teto, coluna A e espelhos retrovisores externos pintados de preto, rodas de liga leve de 18 polegadas escurecidas, interior exclusivo, sistema de som premium Beats e teto-solar panorâmico. Ela conta ainda com a cor exclusiva Bege Mohave. Porém, em apenas poucos minutos de pré-venda, todas as unidades se esgotaram.
Quem comprou o modelo na pré-venda ganhou 1 ano de parcelas de financiamento pelo Banco Volkswagen, 1 ano de assinatura do Sem Parar, 1 ano de seguro pela Porto Seguro e 1 ano de mensalidades grátis dos apps Ubook e PlayKids.
A novidade ficará posicionada entre o T-Cross e o Tiguan, adotando a plataforma modular MQB. O SUV terá ainda três revisões gratuitas, somando cerca de R$ 1.500 de economia, de acordo com os cálculos da fabricante.
Ele é fabricado em General Pacheco, na Argentina, de onde chega ao Brasil e demais países da América do Sul. Além disso, também é produzido em Puebla, no México, para abastecer o México e, em breve, Estados Unidos e Canadá.
Visualmente, destaque para a linha de LED que ilumina a grade frontal de ponta a ponta, passando pelo logo no centro, além de trazer faróis e lanternas traseiras de LED. Nas medidas, são 4.461 mm de comprimento, 1.841 mm de largura, 1.626 mm de altura e 2.680 mm de entre-eixos. O porta-malas oferece capacidade para 498 litros, enquanto a cabine pode transportar 5 pessoas. O Taos pesa 1.420 kg.
Motor e câmbio
Em todas as versões do Taos o motor será o 250 TSI de 1.4L que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque disponível entre 1.500 e 4.000 rpm, com relação peso/torque de 55,69 kg/kgfm.
Vale lembrar que esse motor é feito em São Carlos, no interior de São Paulo, dotado de tecnologias como bloco e cabeçote de alumínio, turbocompressor de baixa inércia, injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, duplo circuito de arrefecimento e intercooler ar-água (trocador de calor).
A transmissão é sempre automática de seis marchas (AQ-250), com trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nas borboletas atrás do volante. Segundo a fabricante, com esse conjunto, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h.
Há ainda quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual, que alteram parâmetros da direção, motor, transmissão, climatização, controlador de velocidade adaptativo (ACC) e até as luzes ambientes. A tração é dianteira e a suspensão é independente nas quatro rodas.
Lista de equipamentos
Na versão Comfortline (R$ 154.990), são itens de série: ar-condicionado dual-zone com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, quadro de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, rodas de 18”, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controlador automático de velocidade (Piloto Automático), sensores de chuva e crepuscular, sistema KESSY, volante multifuncional com shift paddle, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, central de infotainment VW Play, entre outros.
Haverá dois pacotes opcionais. O primeiro de R$ 5.420 adiciona bancos revestidos de couro, bancos dianteiros com sistema de aquecimento e banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar. Já o segundo é focado em segurança, por R$ 4.790, e adiciona AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com Detecção de Pedestres e ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro).
A topo de linha Highline entrega a mais quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) com função Stop&Go, AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com detecção de pedestres, bancos dianteiros revestidos de couro sintético, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar, luzes em LED na grade frontal, faróis com tecnologia IQ. Light, Ambient Light, painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, sistema de detecção de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado e seleção de perfil de condução. Seu único opcional é o teto solar panorâmico, cobrando R$ 5.520.
Fotos: Divulgação