VW Golf GTI Clubsport 2021

Edição especial do esportivo traz ajuste específico para rodar no circuito de Nürburgring Nordschleife

 

O Volkswagen Golf GTI de oitava geração traz a reedição da série especial Clubsport, que estreou em 2016 para comemorar os 40 anos do modelo. O modelo 2021 renasce com 300 cv e modo de condução específico para o circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.

No GTI Clubsport, a Volkswagen preparou o motor com novo turbocompressor, intercooler maior e reprogramou a eletrônica para entregar 300 cv e 40,8 kgfm de torque – são nada menos que 55 cv e 3,1 kgfm a mais que o GTI “convencional”, revelado em fevereiro. O câmbio é o mesmo automatizado de dupla embreagem e sete marchas do GTI, mas com relações encurtadas.

VW Golf GTI Clubsport 2021

Segundo a Volkswagen, o esportivo pode ir de 0 a 100 km/h em “menos de 6 segundos”. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Os dados, de acordo com a empresa, são “extra-oficiais” pois o Clubsport apresentado ainda é um conceito muito próximo da versão de produção.

O GTI Clubsport troca o bloqueio eletrônico do diferencial XDS do GTI por um sistema eletromecânico, que permite ajuste de acordo com os modos de condução. Por falar neles, há um ajuste específico para uso no circuito de Nürburgring Nordschleife. O modo é uma referência ao recorde batido na pista com um GTI Clubsport S 2016, de 310 cv, com o tempo de 07:49:21 – melhor volta em um modelo de tração dianteira.

VW Golf GTI Clubsport 2021

No visual externo, o Clubsport traz para-choques exclusivos, com maiores entradas de ar em formato colmeia na dianteira. Há ainda novos spoilers, difusor traseiro e saídas de escapamento ovais. Do lado de dentro, bancos e volante são revestidos em couro perfurado.

Fotos: Divulgação

Share This