Página da Garagem Volkswagen terá produção de conteúdo exclusivo e será aberta ao público em 2025
Por Marcos Camargo Jr.
A Volkswagen abriu hoje um perfil nas redes sociais onde irá compartilhar conteúdos sobre os clássicos icônicos da marca. No escritório da Meta em São Paulo, a marca reuniu jornalistas e influenciadores do meio antigomobilista onde falou sobre o projeto do acervo de carros antigos com detalhes.
O Instagram terá fotos e vídeos acessíveis ao público com linguagem própria e também acesso a um podcast sobre os carros antigos e até venda de peças específicas para os modelos tradicionais já fora de linha há tanto tempo como Fusca, Kombi e Brasília. “Desde o início do projeto pensamos neste conteúdo pelo vínculo afetivo que muitas pessoas têm com a marca”, disse André Drigo, gerente de desenvolvimento de produto e coordenador do projeto na VW.
“O lançamento da @garagem.volkswagen no Instagram nos permite explorar novas formas de engajamento com nossa comunidade de entusiastas de clássicos. Queremos que cada seguidor sinta que faz parte dessa jornada histórica, onde cada carro tem uma história única para contar. Este é, sem dúvida, um marco no nosso relacionamento e na comunicação com os fãs da marca”, comenta Claudio Rawicz, Gerente Executivo de Comunicação, Imprensa e Clássicos da Volkswagen do Brasil.
“Este projeto é fruto de um trabalho apaixonado de restauração e preservação dos nossos modelos clássicos, que são símbolos de uma era de inovação e progresso na indústria automotiva. A Garagem Volkswagen reflete a dedicação que temos em manter viva a memória desses veículos, ao mesmo tempo em que olhamos para o futuro com o mesmo espírito pioneiro, buscando desenvolver veículos cada vez atraentes, tecnológicos e seguros, diz André Drigo, Gerente Executivo de Desenvolvimento do Veículo Completo, Engenharia de Protótipos e Clássicos da Volkswagen do Brasil.
A marca também promete se conectar mais com clubes de fãs de carros antigos, divulgar eventos e também detalhes históricos sobre os modelos produzidos no país a partir de 1957. Recentemente a marca completou 70 anos de atuação no país. Segundo a estimativa da marca há 630 mil carros antigos ainda em circulação no país e essa conexão do público com a Volkswagen estará no centro das atenções desses conteúdos, algo que ainda não foi feito por outras marcas de carros instaladas por aqui.
A Volkswagen também levou um Gol 1980, um Fusca 1993 Itamar e uma Kombi camuflada para o escritório da Meta de forma a divulgar a iniciativa para o grande público.
Próximos passos
A marca também anunciou que a partir de 2025 irá reativar o programa de visitação à fábrica de São Bernardo do Campo. Neste programa de visitas será incluído um roteiro Para a visita aos carros antigos. No entanto, ainda não há uma data precisa para que isso aconteça.
Em termos de conteúdo, os executivos da marca disseram que uma homenagem ao Gol GTi, pode ser um dos próximos temas a ganhar destaque na página da garagem Volkswagen. O compacto foi o primeiro carro nacional a contar com injeção eletrônica de combustível a partir de 1988.