Caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery

Desenvolvido e fabricado no Brasil, e-Delivery estreia em versões de 11 e 14 toneladas

 

 

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início às vendas do e-Delivery, primeiro caminhão elétrico a ser desenvolvido e produzido no Brasil. O modelo estreia em duas versões, de 11 e 14 toneladas de peso bruto total (PBT).

A versão de 11 toneladas 4×2 possui peso bruto total de 10.700 kg e capacidade de carga útil (somada à carroceria) de 6.320 kg, com preço inicial de R$ 780 mil para 110 km de autonomia. Já o modelo de 14 toneladas 6×2 tem peso bruto total de 14.300 kg e capacidade máxima de 9.055 kg, com preço de tabela a partir de R$ 980 mil para 250 km de autonomia. Ambos modelos possuem suspensão pneumática de série.

O e-Delivery traz motor síncrono de corrente alternada, capaz de gerar 408 cv de potência e 219 kgfm de torque. O modelo traz opção de três ou seis pacotes de baterias de íons de lítio, que podem fornecer até 250 km de autonomia. Os freios regenerativos possuem três estágios e podem recuperar 40% da energia em desacelerações.

O plugue de carregamento segue o padrão europeu, do tipo CCS-2. O caminhão elétrico é compatível com recarga em corrente contínua de até 150 kW de potência. De acordo com a Volkswagen, o e-Delivery possui proteção de todo o sistema elétrico contra água e pode ser recarregado sob chuva sem risco à segurança do usuário.

O e-Delivery vem equipado com sistema externo de som pode simular o som de um caminhão a diesel a fim de alertar pessoas próximas da presença do veículo. Essa função foi incorporada visando atender a legislação de países que exijam o recurso e pode ser desativada.

Na cabine, o quadro de instrumentos do e-Delivery é exclusivo e traz dados de autonomia, consumo instantâneo, potência disponível e indicador dos níveis de regeneração da bateria. O volante possui ajustes de altura e distância

Fotos: Divulgação

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