- Publicidade -

Hyundai HB20 2022 concessionária

Considerando todos os segmentos, as vendas subiram 23,2% em março sobre fevereiro, enquanto os usados tiveram alta de 29,7%

Com a pandemia dando sinais de estar sob controle, a indústria automotiva vai se recuperando aos poucos. Em março, as vendas cresceram 23,2% sobre fevereiro e 1,4% sobre março de 2021 considerando todos os segmentos, segundo os números divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

“A variante Ômicron afetou a produção de diversos componentes industriais e a venda de veículos, no início do ano. Em seguida, houve o conflito entre Rússia e Ucrânia, que deixou muitos consumidores preocupados, especialmente, com os preços dos combustíveis”, afirma José Maurício Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.

- Publicidade -

Considerando o segmento de automóveis e comerciais leves, a alta em março sobre fevereiro foi de 9,65%. Já em relação a março de 2021, houve uma retração de 23,82%.

O destaque fica com o aumento da participação de veículos elétricos e híbridos, que eram pouco mais de 1% em março do ano passado e agora representam 2,9% (totalizando 3.851 unidades). “Há novos modelos chegando ao mercado com frequência e notamos o aumento do interesse dos consumidores por estes veículos, tanto por conta dos preços dos combustíveis como por preocupações ambientais”, completa.

Nesse momento, a Fenabrave decidiu não rever ainda as projeções para este ano, mantendo a expectativa de crescimento de 5,2%. “Os efeitos da pandemia no 1º bimestre deste ano, somado aos impactos do conflito no Leste Europeu, nos leva a um cenário ainda incerto, o que nos impede de realizar revisões mais precisas, neste momento”, explica Andreta Jr.

- Publicidade -

Ranking automóveis e comerciais leves mais vendidos em março de 2022:

Em março, o Hyundai HB20 foi o primeiro colocado no ranking dos mais vendidos entre os automóveis, seguido por Fiat Mobi e VW T-Cross. Líder absoluto antes da pandemia e da paralisação na produção devido à pandemia e à crise dos semicondutores, o Chevrolet Onix ficou em quarto lugar. Nos comerciais leves, a Strada segue à frente, sendo o único modelo a superar as 7.000 unidades comercializadas no mês passado.

mais vendidos em março 2022 Fenabrave

Ranking automóveis e comerciais leves mais vendidos no acumulado de 2022:

mais vendidos no acumulado 2022 Fenabrave

Vendas de usados

Já no segmento de veículos usados, março registrou alta de 29,73% sobre o mês anterior, com queda de 12,2% sobre março de 2021. “O mercado ultrapassou a marca de 1 milhão de transações no mês pela primeira vez no ano. Todos os segmentos automotivos tiveram alta entre 28% e 32%, o que pode significar um aquecimento das vendas”, diz o presidente da Fenabrave.

Entre os automóveis e comerciais leves, os modelos com até três anos de fabricação corresponderam a 10,46% do total de transações de março. No acumulado do ano, a participação desses veículos é de 9,98%.

mais vendidos usados em março 2022 Fenabrave

Foto: Divulgação

Share This