Durante o lançamento do Volkswagen up! TSI, a fabricante fez questão de frisar que o foco do motor sobrealimentado é a eficiência, apesar do óbvio benefício em desempenho. Portanto, a equipe do CARRO ONLINE decidiu colocar na ponta do lápis os gastos que o proprietário terá com etanol ou gasolina em um ano, a partir dos nossos testes com os dois combustíveis.

Quando abastecido com gasolina, o consumo do up! TSI é surpreendente. Considerando a média rodoviária de 19,1 km/l, a autonomia do compacto é similar a de modelos movidos a diesel: 955 km, com um tanque de 50 litros de capacidade. A média ponderada Peco, com trechos em cidade e estrada, é igualmente impressionante: 16 km/l, o que conduz o motorista por longos 800 km. Já na cidade são generosos 13,6 km/l. Tais números são imbatíveis em sua categoria.

VW speed up!

Impulsionado pelo derivado da cana, ele continua uma referência. Não é a toa que conquistou o status de carro mais econômico a etanol do país, segundo o Inmetro. Em nossos testes ele rodou 10,7 km/l de média Peco, enquanto obteve 12,5 km/l em estradas e 9,4 km/l na cidade.

IMPACTOS NO BOLSO
A diferença de 49% entre a eficiência a gasolina e a etanol, considerando a média Peco, contudo, não é vantajosa para o consumidor. Com base nos preços médios da gasolina e do etanol no Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o custo por quilômetro a gasolina com o up! TSI é de R$ 0,203, enquanto que com etanol é de R$ 0,190.

Um tanque cheio de gasolina, logo, vai custar ao proprietário R$ 163, rendendo 800 km. Para rodar os mesmos 800 km a etanol, o motorista deverá abastecer 74,7 litros (quase um tanque e meio), mas ao preço de R$ 152,3.

Tomando como base a média de 15.000 km rodados por ano do consumidor brasileiro, ao atingir esta meta com gasolina, o golpe no bolso totalizará R$ 3.045, ante a R$ 2.850 a etanol.

Versão parte de R$ 49.990

Mesmo na região sudeste, onde ambos os combustíveis são mais baratos, a vantagem pende para o de origem vegetal. Custando R$ 1,96 o litro de etanol, os 74,7 litros totalizam R$ 146,4, já os 50 litros de gasolina, a R$ 3,18, saem por R$ 159.

Restringindo a comparação apenas às médias de consumo rodoviário, cenário em que a gasolina é ainda mais eficiente (52%), a vantagem do etanol se mantém. Para rodar 955 km, são necessários 76,4 litros, ao custo de R$ 155,8 (pelo preço médio nacional), contra os R$ 163 por um tanque cheio de gasolina.

DESEMPENHOS PRÓXIMOS
Ainda que desembolse mais dinheiro, se o proprietário do up! TSI optar pela comodidade de abastecer com gasolina para ir menos ao posto, ele também deverá conviver com um tímido prejuízo em desempenho.

Na nossa pista de testes, o up! TSI foi apenas meio segundo mais lento na aceleração de 0 a 100 km/h (9s89 contra 9s38). São 101 cv de potência, ante a 105 com etanol, mas os 16,8 kgfm disponíveis já antes das 2.000 rpm são os mesmos.

Acabamento do speed up! é todo em preto

Uma das diferenças mais notáveis recaiu sobre a velocidade máxima atingida durante o teste: com etanol, o up! alcançou os 166 km/h em mil metros, enquanto que a gasolina o pico foi de 163 km/h. Nas retomadas, o derivado da cana também levou a melhor. Para acelerar de 60 a 120 km/h foram necessários 15s04, já com gasolina o tempo foi de 17s65. Na prova de 80 a 120 km/h a vitória do etanol se deu por 3s1. 

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