O ano de 2013 contou diversos lançamentos interessantes no Brasil. Porém, entre todas as novidades, apenas uma foi voltada para aqueles que enxergam os veículos não apenas como extensão das pernas, mas também um instrumento para descontrair e se divertir, uma paixão e um ícone de esportividade. Falamos, senhoras e senhores, do Volkswagen Golf GTI.
Embora o hatch esportivo da VW possa não ser o modelo dos sonhos de todos os entusiastas por automóveis (por uma questão de gosto), não há como negar que o “GTI” (assim chamado pelos íntimos) é um lançamento raro e representativo em nosso mercado. Com a mesma proposta esportiva e faixa de preço, atualmente o Golf esportivo, cujo preço parte de R$ 94.990 e chega a R$ 131.912, encontrará por aqui como rivais somente o Mitsubishi Lancer Sportback Ralliart (R$ 129.990) e Subaru Impreza WRX (R$ 138.000). Trata-se de um grupo seleto desenvolvido para transportar a família com conforto em eventos cotidianos, e fazer o coração bater mais forte quando o lado direito do cérebro aumenta sua demanda por fortes emoções.
Além do visual diferenciado em relação à versão 1.4 Highline — o GTI utiliza rodas de aro 17” exclusivas, para-choques exclusivos e saída de escape dupla —, o desempenho da versão esportiva surpreende e é capaz de estimular até mesmo os mais tranquilos motoristas. Com o controle de largada ativado, GTI necessitou de apenas 6s5 para atingir os três dígitos no velocímetro. E em 11s1, tempo aproximado que um veículo popular com motor 1.6 leva para atingir os 100 km/h, o GTI já atingiu ilegais em muitas rodovias 140 km/h. São méritos dos 220 cv e 35,7 mkgf de força produzidos pelo motor 2.0 TSI e o câmbio de dupla embreagem com 6 marchas. O melhor é que o sistema de freios mostra desempenho tão exemplar como a aceleração: precisou de apenas 54,6 metros para estancar o hatch de 1.317 kg quando vindo a 120 km/h.
Para medidas de comparação, o Mitsubishi Lancer Sportback Ralliart conta com sistema de tração integral, utiliza motor 2.0 turbo de 250 cv e 35 mkgf de torque e também é munido de câmbio de dupla embreagem de 6 marchas, embora pese 1.605 kg. E o modelo da marca japonesa acelerou de 0 a 100 km/h em 6s9, de 0 a 140 km/h em 12s9 e parou de 120 km/h a 0 em 59,4 metros.
Técnica e Tecnologia
Seu motor é um 2.0 16V, chamado AE888, e utiliza uma série de tecnologias distintas. Seu turbo fica integrado ao coletor de escape, ele conta com injeção direta de combustível, há comando de válvulas variável para admissão e escape e o intercooler é integrado ao coletor de admissão. Essa última tecnologia faz com que, ao invés de ser refrigerado a ar, o trocador de calor (componente responsável por resfriar o ar pressurizado pelo turbo, antes de entrar nos cilindros) tem a sua temperatura reduzida por conta de um sistema arrefecimento a água — o que, tecnicamente, o classifica como um watercooler.
O watercooler apresenta duas principais vantagens em relação ao intercooler. A primeira é que a água possui maior capacidade de troca de calor que o ar, resfriando com maior eficiência o ar da admissão do motor — permitindo com que o componente tenha o seu volume reduzido. A segunda vantagem em reduzir a temperatura do ar de admissão por água está no fato de que a central eletrônica do motor poder controlar a temperatura do resfriador. Como a água do watercooler passa pelo radiador para controlar a temperatura do componente, a central eletrônica do motor pode controlar com precisão a sua temperatura, permitindo funcionamento linear e com menor perda de rendimento em condições severas de uso — no caso do intercooler, o resfriamento do ar depende do fluxo de vento que recebe (variável em função da velocidade), e em função da temperatura externa, tornando seu funcionamento pouco preciso.
Todas essas tecnologias unidas, segundo a VW, permitem com que o torque máximo de 35,7 mkgf seja produzido entre 1.500 rpm e 4.400 rpm, enquanto a potência máxima de 220 cv é mantida entre 4.500 rpm e 6.200 rpm.
Para aproveitar da melhor forma o funcionamento do motor, o novo Golf GTI também utiliza câmbio de dupla embreagem (DSG) com seis marchas, e um diferencial eletrônico chamado XDS. Esse sistema funciona em conjunto com o controle de tração e estabilidade, e atua freando as rodas de tração que patinarem em curvas, diminuindo a tendência das “saídas de dianteira” — situação em que o veículo segue pela tangente, independente da movimentação do volante. Os pneus 225/45 também auxiliam na estabilidade.
O feeling de dirigir
O primeiro contato com o Golf GTI é empolgante. Além do acabamento primoroso, da ótima posição de dirigir, e da lista de série ampla, chama a atenção as respostas da direção (cuja rigidez pode ser alterada por meio do sistema de entretenimento) e o ótimo apoio oferecido pelo banco. Não é preciso muito tempo ao volante para entender que o hatch é um veículo que merece respeito.
Os freios com discos de 312 mm na dianteira e 300 mm na traseira demonstram prontidão logo no início da atuação, e a estabilidade e dirigibilidade são exemplares.
Mas o fato do Golf GTI ser um veículo extremamente técnico e eficiente tem o seu lado negativo. O hatch passa a sensação de ter sido desenvolvido pensado em oferecer o máximo em precisão. E embora as pequenas “explosões” emitidas pelo sistema de escape a cada troca de marcha no modo esportivo sejam contagiantes, parte do ronco do motor que invada a cabine não é real: trata-se de uma emulação emitida pelo sistema de som.
Independente das particularidades do mundo moderno que podem agradar ou desagradar os usuários mais conservadores, o Golf GTI veio ao Brasil não apenas carregando o seu valor histórico, mas também reforçando um segmento pouco explorado — e sofredor de diversos preconceitos — por aqui. Por isso, ao Golf GTI, fica o meu respeito.
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 6s5
Retomada 60-120 km/h em “D”: 5s3
Frenagem 100 km/h a 0 (m): 23,8
Consumo cidade (km/l): 8 km/l
Consumo estrada (km/l): 12,9 km/l
Ruído a 120 km/h em “D” (dB): 64,3
Ficha técnica
Motor 4 cilindros, 16 válvulas, dianteiro, transversal, turbo; Cilindrada 1 984 cm3; Potência 220 cv a 4.500 rpm; Torque 35,7 mkgf a 1.500 rpm; Câmbio dupla embreagem, 6 marchas; Tração dianteira; Comprimento 4,26 m; Largura 1,79 m; Altura 1,45 m; Entre-eixos 2,63 m; Porta-malas 338 l; Peso 1.317 kg