fábrica Fiat Betim

Planos para a região incluem ainda sete modelos elétricos ou híbridos e 28 reestilizações entre todas as marcas pertencentes à Stellantis

 

Em sua visita ao Brasil, além de inaugurar o início da produção do novo Citroën C3 em Porto Real, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou as novidades e planos do grupo para a região da América do Sul. Serão 16 novos modelos e mais sete veículos elétricos ou híbridos até 2025, destacando a importância da região como um todo e também do Brasil para a estratégia da Stellantis.

“A América do Sul é uma região estratégica para o grupo e tem-se comportado de modo exemplar nos planos operacional, de resultados e de compreensão das estratégias”, disse o executivo.

Em seu primeiro ano de operações, a Stellantis teve 152 bilhões de euros em receita, sendo que desse total 10,7 bilhões (equivalente a R$ 67 bilhões) foram gerados na América do Sul. Considerando o volume de vendas, foram comercializados 830 mil veículos na região no ano passado, gerando um lucro operacional de 882 milhões de euros (R$ 5,6 bilhões).

O grupo planeja eletrificar boa parte de sua gama de modelos, reduzindo as emissões de carbono à metade até 2030, conforme o plano estratégico global Dare Forward 2030. Para a América do Sul, o objetivo é atingir participação de mercado igual ou superior a 25%, com os veículos híbridos e elétricos representando aproximadamente 20% do mix de vendas.

Para isso, serão feitos investimentos em projetos de eletrificação e software, aliando o uso do etanol no Brasil, que é uma solução mais “limpa” e acessível. Os planos abrangem também investimentos em direção autônoma, conectividade e novos serviços.

Tavares defende que os custos da tecnologia elétrica devem cair à medida que a produção se expanda, atingindo primeiro mercados como Estados Unidos, China e Europa. A partir daí, devem viabilizar também a expansão para outros locais, incluindo a América Latina. Por isso, até 2025, o grupo planeja lançar sete modelos elétricos e híbridos na região, além de 16 novos modelos e 28 reestilizações de veículos que já estão à venda.

 

Foto: Divulgação

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