- Publicidade -

Fiat 500 elétrico 500e Icon Brasil fábrica de baterias

Joint venture irá iniciar produção na América do Norte no primeiro trimestre de 2024

A Stellantis, fabricante que reúne mais de 14 marcas de automóveis, anunciou a criação de uma joint venture com a LG Energy Solution para a construção de uma fábrica de baterias para modelos eletrificados. A produção terá início no primeiro trimestre de 2024, na América do Norte.

O acordo faz parte da meta da Stellantis de ter 40% das vendas nos EUA até 2030 concentradas em modelos eletrificados. A Ram, por exemplo, prepara para 2024 seu primeiro modelo totalmente elétrico, baseado na picape 1500. A fábrica de baterias da LG e Stellantis terá capacidade de produção anual de 40 GWh. Ainda sem local exato anunciado, a unidade começará a ser construída no segundo trimestre de 2022.

- Publicidade -

“Com esta iniciativa, definimos a nossa próxima gigafactory, com vista a atingir uma capacidade total de pelo menos 260 GWh até 2030. Juntos, estaremos na vanguarda do setor, com níveis de eficiência de referência para a indústria, e entregaremos veículos elétricos que despertarão paixões”, afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

Além de modelos totalmente elétricos, as células e módulos de bateria fabricados pela joint venture serão utilizados em modelos híbridos e híbridos plug-in da Stellantis produzidos nos Estados Unidos, Canadá e México. Em conjunto à parceria, a Stellantis prevê investir mais de 30 bilhões de euros até 2025 na eletrificação e desenvolvimento de softwares de condução autônoma. Até 2026, o grupo terá 8 modelos elétricos com nova plataforma.

Foto: Divulgação

- Publicidade -
Share This