Família GSE Turbo terá versões flex e gasolina, com produção em Betim (MG); motor de 4 cilindros já está em produção e o 3 cilindros começa ainda em 2021
A Stellantis, empresa originada da fusão da FCA com a PSA, anuncia o início da produção da família de motores GSE Turbo em sua fábrica em Betim (MG). A capacidade de produção será de 100 mil unidades por ano, recebendo para tanto investimentos de R$ 400 milhões. O primeiro a chegar ao mercado será o propulsor 1.3 turbo, já em produção, que deverá equipar Fiat Toro e Jeep Compass, os primeiros modelos a adotarem a novidade.
Contudo, a família será composta ao todo por duas variantes: T3 (1.0l) e T4 (1.3l), ambas oferecidas nas versões flex e gasolina. O 1.0 virá mais adiante. Por enquanto, foram revelados os dados do motor 1.3 quatro cilindros a gasolina, que entrega 180 cv de potência e 27,53 kgfm de torque. De acordo com a empresa, esses propulsores terão tecnologias para melhorar o desempenho e reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
Eles contarão com a tecnologia MultiAir, que, segundo a empresa, permite controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga. Essa nova geração MultiAir III terá também controle das válvulas ainda mais flexível.
Além disso, os motores 1.0 e 1.3 da família GSE terão um sistema avançado de sobrealimentação com turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão, gerando resposta mais rápida do propulsor.
Outras tecnologias presentes incluem bloco de alumínio, coletor de escapamento integrado que reduz o turbo lag e o tempo de aquecimento do motor e do catalisador, válvula wastegate eletrônica, injeção direta de combustível e ângulo dos injetores de combustível posicionados quase verticalmente a 23 graus.
1.0 turbo de 3 cilindros ainda em 2021
A Stellantis reforça também que, ainda neste ano, haverá uma expansão da planta em Betim com novos investimentos adicionais de R$ 100 milhões e o início da produção do motor de três cilindros turbo.
Com o início da produção da família GSE Turbo, a unidade de 12 mil metros quadrados de área produtiva se torna o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade anual de 700 mil motores e 500 mil transmissões.
“A inauguração desta planta de motores turbo representa um passo estratégico na direção de ampliarmos nossa presença na América Latina. Também traz muitas possibilidades para nossa gama de produtos, pois os motores GSE Turbo reúnem as melhores tecnologias de desempenho e sustentabilidade, com ganhos no consumo de combustível e redução de emissões. Esta nova produção será fonte de grande orgulho e motivação para todos nós”, diz Antonio Filosa, COO da Stellantis para a América do Sul.
Fotos: Divulgação/Leo Lara
Esses motores… São a Correia Dentada ou Corrente Comando?
Uma pergunta , e o projeto da Fiat de um motor projetado exclusivamente para uso de etanol, ele existe mesmo ? Ou isso é somente boato?
Gostaria quando os carros vai está nas lojas para nois apreciar