Entenda como fica o processo de transferência no Estado de São Paulo com a adoção do documento digital
O Detran de São Paulo informa que, a partir de hoje (4), a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) será exclusivamente no formato eletrônico, unificando assim em um único documento digital o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento (CRLV).
Em caso de fiscalização, o proprietário deverá apresentar o CRLV digital via aplicativo em seu smartphone. Ele também poderá imprimir o documento em papel comum, se desejar, mas o porte da versão impressa não é obrigatória. Não haverá mais a impressão em papel moeda (papel verde). Contudo, os documentos anteriores impressos em papel verde continuarão válidos para veículos adquiridos antes do dia 4/1/2021.
Quem vendeu o veículo após o dia 4 de janeiro e ainda tem o documento em papel verde, deverá seguir o procedimento atual de transferência. Já no caso de transferências realizadas a partir do dia 5 de janeiro em veículos que já possuem o documento digital, deverá ser solicitada a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e).
Vale destacar que a entrega do CRV original com reconhecimento de firma (ou nota fiscal e descalque do chassi-veículo zero km) no momento de compra e venda continua obrigatória, mediante agendamento na opção “Retirada/Entrega de documentos-CRV, disponíveis de forma online no site do Detran.SP e/ou do Poupatempo.
Saiba mais:
Carteira Digital de Trânsito permite pagar multas com desconto