Você sabia que a vistoria cautelar para carros 0 km e seminovos é tão importante quanto para os carros usados? O procedimento técnico, realizado para avaliar o estado geral de um carro, muitas vezes é deixado de lado por futuros proprietários que acreditam que os automóveis mais novos estão imunes a avarias ou defeitos. Mas essa história não é bem assim, já que carros novos também podem apresentar problemas ou adquirir pequenos danos durante o transporte.
Confira abaixo a importância dessa vistoria no momento de comprar um carro novo ou seminovo.
| LEIA MAIS: Mustang Mach 1: testamos o esportivo da Ford
| LEIA MAIS: 7 dicas para conservar a pintura do carro
Por que fazer a vistoria cautelar em carros 0 km ou seminovos?
Apesar dos carros novos e seminovos serem comercializados em concessionárias ou lojas de renome e em muitos dos casos possuírem garantia, a vistoria cautelar não pode ser negligenciada. É nela que serão verificados itens que podem apontar defeitos de fabricação ou avarias adquiridas durante o transporte da fábrica para a concessionária ou no período de exposição para a venda.
O especialista em vistoria veicular e engenheiro automotivo, Tiago de Bortoli, falou sobre a importância. “É uma inspeção detalhada que visa a verificação da integridade e a segurança do carro, mas é importante ressaltar que a vistoria cautelar em carros novos não substitui a garantia oferecida pelo fabricante ou pela concessionária”
Além disso, através da vistoria cautelar é possível verificar possíveis adulterações no veículo como: sinais identificadores, chassi e motor, evitando a compra de carros adulterados ou clonados. Podem ser encontrados também restrições judiciais ou débitos pendentes.
Principais benefícios da vistoria cautelar para carros 0 km e seminovos
1 – Proteção ao comprador:
A vistoria pode ajudar a identificar possíveis problemas e irregularidades no veículo, oferecendo ao consumidor dados que podem ajudar na decisão final para comprar ou não aquele carro.
2 – Valorização do veículo:
Com os dados da vistoria em mãos comprovando a procedência e integridade do veículo, há a possibilidade de valorização tanto na compra quanto na venda.
3 – Redução de fraudes:
A vistoria cautelar contribui para a prevenção de fraudes, evitando que o consumidor compre carros clonados, adulterados ou com problemas estruturais.
4 – Transparência:
A vistoria cautelar promove a transparência no mercado, aumentando a confiança dos compradores no mercado automotivo.
–