A Volkswagen anunciou oficialmente o lançamento de um novo modelo a ser produzido em sua fábrica em São Bernardo do Campo/SP, até o momento revelado apenas pelo conceito “New Urban Coupé” e apresentado pela fabricante como “inédito em seu segmento no mercado brasileiro”. Por enquanto, foi divulgado apenas um esboço da novidade. O veículo, 100% desenvolvido no Brasil, exigirá novos investimento, que também integram os anúncios realizados hoje (29) durante uma visita à fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, com a presença do CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, e o governador de São Paulo, João Doria.
A empresa fará investimentos de R$ 7 bilhões no Brasil até 2020, sendo que, desse total, R$ 5 bilhões serão destinados às plantas no Estado de São Paulo, localizadas em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos – R$ 2,4 bilhões serão direcionados para os novos modelos a serem apresentados entre 2019 e 2020. Vale lembrar que a VW anunciou há algum tempo sua ofensiva de lançar 20 modelos até 2020, dos quais 13 já estão no mercado.
O novo modelo, segundo a Volkswagen, será produzido também na Europa, destacando-se pelas linhas mais esportivas que unem traços de SUV – como a posição de dirigir elevada – e cupê – como o caimento acentuado do teto na traseira. Ele adotará a plataforma MQB-A0, também usada no Polo, devendo ter opção com o motor 1.0 TSI. Junto com ele, chegará ao mercado o novo sistema de entretenimento da marca, também desenvolvido no país.
Para a produção nacional do inédito “New Urban Coupé”, a fábrica da Anchieta passará por modernização e ampliação. Será adquirido um novo conjunto de prensas (PXL), permitindo produzir quatro vezes mais peças por minuto em comparação com a linha de prensas anterior, além de reduzir a troca das ferramentas de estampagem de 45 para 5 minutos. No local, são fabricados atualmente Polo, Virtus e Saveiro e Saveiro Cross. De Taubaté, saem os modelos Voyage, up! e Gol.
Já a unidade de motores em São Carlos passará por uma duplicação da linha de usinagem de virabrequins, indo de mil para duas mil unidades por dia. Nesta fábrica, são feitos os cabeçotes destinados a Chemnitz, na Alemanha, e os motores enviados para o México, equipando veículos para o mercado norte-americano. Falando em exportação, até o final de 2019, a Volkswagen deve atingir a marca histórica de 4 milhões de veículos exportados após a ampliação de sua atuação fora do país. Recentemente, a fabricante passou a enviar o Virtus para o México e a Saveiro para o Peru, além de o T-Cross passar a ser enviado também para o continente africano em 2020.