Com 9 cv a mais, Mercedes-Benz C 300 Sport ainda não é um AMG, mas oferece a dose certa de diversão ao volante
Sedãs esportivos com a estrela de três pontas no capô carregam o peso da história. O Mercedes-Benz C 300 Sport “sabe” disso e respeita a tradição de ser impecável em todos os requisitos, mesmo não sendo propriamente um… esportivo. A versão topo de linha do sedã médio da marca de Stuttgart não pertence à grife AMG, mas faz bonito na pista sem perder o conforto executivo para gostos mais conservadores.
Não que precisasse, mas seu motor 2.0 4-cilindros com turbo e injeção direta ganhou 9 cv, passando de 249 para 258 cv entre 5.800 e 6.100 rpm – coincidentemente (ou não), é a mesma potência de seu arquirrival, o novo BMW 330i M Sport. Já o torque do Mercedes-Benz segue de 37,7 kgfm constantes entre 1.800 e 4.000 rpm. O câmbio automático de 9 marchas é o mesmo lançado no Classe C em 2017.
Seu desenho acompanha a reestilização de meia-vida lançada ao final de 2018, com novos para-choques e faróis dianteiros, mais o adicional da grade frontal diamante cromada exclusiva desta versão e as rodas de 18 polegadas com a assinatura AMG. Internamente, o volante esportivo é novo, com controles sensíveis ao toque e o console central com acabamento em preto piano e madeira preta. Para esta versão C 300 Sport, há a opção de revestimento interno em marrom.
As mudanças mais significativas estão na instrumentação e entretenimento. O painel de instrumentos digital tem tela de 12,3 polegadas e três estilos de grafismo (“clássico”, “esportivo” e “progressivo”). Já o multimídia tem tela de 10,25 polegadas e pode ser comandado tanto pelos controles sensíveis ao toque no volante ou por meio do touchpad localizado no console central. A conectividade com celulares é o destaque, com Android Auto, Apple CarPlay, espelhamento do Waze e aplicativos da própria Mercedes-Benz.
O Mercedes-Benz C 300 Sport chegou à redação da Revista CARRO em uma semana bastante chuvosa na capital São Paulo. E pilotá-lo nessas condições só ressaltou ainda mais o comportamento dinâmico primoroso deste sedã esportivo. Nem foi necessário acessar seus modos de condução esportiva (Sport e Sport+) ou o mais manso (Eco) em velocidades de rodovia para mudar seu comportamento – após horas ao volante sob chuva, não se percebeu qualquer ameaça de aquaplanagem ou perda de aderência. Méritos da suspensão que, em relação às demais versões do Classe C, tem mais carga e é 1,5 cm mais baixa, mas está longe de ser desconfortável em longos períodos ao volante.
bastante. Entre os recursos, traz controle de estabilidade e tração, secagem automática dos discos em situação de chuva (aproxima levemente as pastilhas do disco para retirar o filme de água), pré-carregamento do freio (prevê seu acionamento dependendo do modo que o motorista tira o pé do acelerador), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente que corrige a ação do vento na trajetória do veículo.
Com a pista da ZF em Limeira (SP) bem seca e adequada para testes de desempenho, mostrou que o fading dos freios é quase nulo: em dez passagens de 100 km/h a zero, a diferença da melhor para a pior passagem foi de apenas 33 centímetros. Mas, como traz sistema de frenagem adaptativa – e, apesar da verve esportiva, é um sedã de alta gama –, sente-se a ausência de outros recursos semiautônomos, como avisos de permanência na faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Já os 9 cv adicionais permitiram ganho de 0s2 em todas as passagens em relação à versão de 248 cv, seja partindo do zero ou em retomadas. O novo C 300 Sport acelerou de zero a 100 km/h em 6s2 e atingiu 1.000 m em 26s05, a 207,12 km/h (a máxima é limitada 250 km/h). Nas provas de retomada, fez de 40 a 100 km/h em 4s91, 60 a 120 km/h em 5s58 e de 80 a 120 km/h em 4s07 – sempre no modo Sport+ de condução.
Mesmo falando alto, o consumo de gasolina continua exemplar considerando seu desempenho: no modo “Eco”, fez 9,7 km/l na cidade e 15,1 km/l em rodovia. Média PECO de 12,1 km/l e autonomia de 798 km. Não bastasse ser bonito, equilibrado em desempenho e adequadamente equipado para o segmento de mercado, ainda é econômico. E pode ser seu por R$ 268.900.
Fotos: Renan Senra
Veja a tabela de teste com os números de pista do 300 Sport: