O Kadett representa muito mais do que um carro para seus colecionadores
De tempos em tempos, alguns modelos entram naquela seleta prateleira de clássicos colecionáveis e cravam seu nome na história. Ao invés de caírem no esquecimento, esses carros tornam-se cada vez mais procurados e desejados por seus amantes que, em sua grande maioria, fazem o que for possível para manter a originalidade do modelo.
A história da indústria automobilística no Brasil começa na segunda década do século passado, mas sua consolidação se deu só nas décadas de 1950 e 1960, pelas mãos de Juscelino Kubitscheck, e na década de 1970, quando os modelos dão um grande salto de qualidade. Portanto, os principais clássicos brasileiros vêm destes períodos.
Uma das primeiras marcas a chegar ao país foi a General Motors, em 1925. Mas até o final da década de 1980 a GM tinha produzido apenas três carros no Brasil: Opala, Chevette e Monza. Foi então que veio o Kadett, em 1989, recheado de inovações para a época e com um desenho bem diferente, tirando um pouco aquele visual mais conservador da marca Chevrolet.
Por aqui, era uma grande novidade, mas o Kadett estava no mercado há mais de 50 anos na Europa sob marca Opel, então subsidiária da General Motors. E foi a quinta geração dele que desembarcou no Brasil, depois de anos de pesquisa e investimento de 220 milhões de dólares para adaptá-lo ao mercado nacional. Em abril de 1989 ele foi lançado na versão hatchback duas-portas e, em outubro do mesmo ano, foi lançado na versão station wagon, a Ipanema, primeiro de duas e depois de quatro portas. Em pouco tempo o Kedett virou o sonho de consumo dos brasileiros nos anos 90.
O Kadett foi o primeiro carro produzido em série a utilizar vidros colados, para-choques da cor da carroceria, suspensão traseira regulável a ar, computador de bordo, além do melhor coeficiente aerodinâmico da época, 0,32. De 1989 a 1998, período de produção no Brasil, foram 451.496 unidades vendidas (Kadett e Ipanema); seu sucessor foi o Astra. Para comemorar suas três décadas de vida, fizemos uma reportagem especial com histórias de proprietários em que o modelo é muito mais do que um automóvel.
O Novo Clássico!
A história de Luis Gustavo Hubert com o Chevrolet Kadett é tão grande que hoje ele é reconhecido como “Luis Kadett” e se tornou presidente do Kadett Clube do Brasil, reconhecido pela própria GM. Seu primeiro modelo veio só em 2000, um GSI conversível na cor branca, de 1994, com motor 2.0 com 17,6 kgfm de torque e 121 cv de potência.
“Eu não tenho outros carros clássicos, porque ou você centraliza em um modelo, ou tem que ter muito dinheiro para manter vários diferentes, então eu escolhi o Kadett, um clássico da nova geração. O negócio é centralizar e conhecer profundamente…
Falou em Kadett, o pessoal me procura”, afirma Luis, que hoje tem três modelos em sua garagem: além do GSI conversível de 1994, ele possui um GSI fechado na cor prata, de 1995, e outro GSI conversível na cor vinho, de 1993; todos eles equipados com o mesmo já citado, o 2.0 de 17,6 kgfm de torque e 121 cv de potência. “No exterior só teve carro com capota elétrica, aqui é tudo manual. Foram feitos cerca de 1.600 conversíveis no Brasil, mas hoje é raridade achar um. Se tiver 10 nos encontros aqui em São Paulo, é muito”, ressalta.
Luis conta que todos os seus modelos são totalmente originais e achar peças é uma missão difícil: “Temos que ir garimpando”, explica. Seu GSI conversível vinho, quando ele o comprou, estava todo tunado, então teve que ser refeito quase que por inteiro para ter sua originalidade de volta.
O Clube Kadett do Brasil foi fundado em dezembro de 2001, e em 2005 foi oficialmente reconhecido pela General Motors do Brasil. “Luis Kadett” assumiu em 2011 a coordenação do clube, que realiza encontros e eventos para amantes do modelo.
Com diversas revistas de colecionador na mão, embaladas em sacos plásticos para manter a conservação, Rodrigo Gomes conta que se apaixonou pelo Kadett quando deu uma volta no modelo de seu tio, um GS 1990, e desde então virou sua ambição comprar um. Em dezembro de 2015 conseguiu comprar um GS 1989, de motor 2.0 L com 17,3 kgfm de torque e potentes 110 cv, e já entrou para o Kadett Clube no mesmo mês.
“Quando eu o comprei ele estava muito mexido. Então eu me associei ao Clube para tirar dúvidas e em pouco tempo fiz uma grande transformação para retomá-lo à originalidade, o “Luis Kadett” me ajudou demais nesse processo”, conta Rodrigo.
“Esse carro mudou minha vida. Eu já tive problemas de saúde, como depressão, e ele me ajudou muito no processo de recuperação. Toda a parte de montagem, de ir atrás de peças, de ver os resultados, foi uma terapia muito grande para mim, além de ele ajudar a socializar com outras pessoas dentro do Clube. É realmente uma relação muito forte, para mim e para minha família”, exalta Rodrigo, com muito orgulho e gratidão.
Outro membro do grupo que tem uma história muito afetiva com o carro é Anderson Monma, mas no seu caso, é com uma Ipanema SL/E, de motor 1.8 L com 14,5 kgfm de torque e 95 cv de potência. “Meu pai comprou a Ipanema em 1993, mas seu modelo é de 1989. Eu cresci dentro dela, tenho lembranças de ir passar o Ano Novo na casa da minha avó, em Mogi das Cruzes, e dormirmos dentro do carro, eu e meu irmão”, relembra Anderson, que completa dando risada ao mostrar as marcas de mordida de cachorro no para-choque traseiro. “Isso é herança dos nossos dois Filas, não tinha nem como dar bronca”, brinca.
Com o passar dos anos, o carro foi ficando meio abandonado, chegando a ficar longos períodos sem sair da garagem. A Ipanema tinha um valor sentimental tão grande para a família que Anderson decidiu restaurá-la e levar seu pai, que estava doente naquela época, para dar uma volta nela, “Quando eu a peguei, fui até à casa do meu pai, e quando cheguei ele estava caminhando na rua, meio cabisbaixo. Parei do lado dele. Quando ele viu a Ipanema, os olhos dele brilharam de uma forma que me emociona até hoje. Foi uma das maiores gratidões da minha vida”, conta Anderson. Seu pai já é falecido. “Um clássico passa a ser um clássico quando ele desperta memórias afetivas nas pessoas”, essa frase foi comum aos três entrevistados.
Fotos: Saulo Mazzoni
Sou muito feliz em ter um kadett 94 branco conversível à 9 anos e não me arrependo um dia se quer…
BOA NOITE! DESDE CRIANÇA SEMPRE QUIS UM KADETT. SOU DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO-JABOTICABAL E UMA TIA DA CAPITAL TINHA UM COM CÂMBIO AUTOMÁTICO. EM 2009 COMPREI UM MODELO GL VERDE WEST ANO 1997, 2,0 MPFI. RESULTADO: É O CARRO QUE TENHO ATE HOJE. COMPREI VÁRIOS ACESSÓRIOS ORIGINAIS PARA RESTAURÁ-LO E AINDA ESTÁ EM PROJETO!!
O Kadett é um carro apaixonante. Tamanho médio para pequeno, porém espaçoso. Tenho um GL 98 e mandei pinta-lo totalmente na cor vermelho Malbec do Kiks. É esportivo e com uma aerodinâmica espetacular. O Kadett é o terror dos 1.0 modernos que pensam seus donos estarem numa Ferrarri na estrada e, a dor de cabeça começa quando aparece um KADETT no seu retrovisor. Brincadeira, só prá dar uma mexida, rsrsrs
Tenho um Kadett Gsi 2.0 conversível branco.
Realizei um sonho. Estou tentando colocar ele original de fábrica e estou encontrando algumas dificuldades em peças. Uma delas é catraca original da capota do lado do carona. Vocês sabem aonde encontro.?ja pesquisei vários sites inclusive mercado livre.
Gostaria de participar do clube dos Kadett
Legal tenho kadett 89/90
E tento mantê-lo sempre na sua originalidade mas está cada vez mais difícil achar peças originais etou com ele desde agosto de 2001.
Meu primeiro kadett foi um vinho gl 94. Depois tive dois gls 98, um prata e o segundo branco. Estou pensando seriamente em adquirir outro. O carro é espetacular.
ainda bem que temos belas historia de um carro tao bom que apesar da idade parece jovem depois de anos de desejo consegui um 95-96 ja esta a 16 anos aqui.e acho que continua por muito mais …bela historias ,com comentarios de satisfeitissimos proprietarios…abraços..
Quanto vc quer no carro amigo?
Meu primeiro carro foi um Kadett GL 96/97 Verde West, o qual fiquei por 8 anos(2001-2009). Também na família ainda temos uma Ipanema SL 91/92 Prata Níquel, por longos 15 anos(desde 2003), somos o terceiro dono. Carro excelente, confiavél e de fácil manutenção. Peças mecânicas são fáceis de achar e com preço nada exorbitante.
Ipanema sim e um grande carro,tem um design bem legal,pena que não durou muito,séria bem legal um teste da Ipanema!
EU TENHO UM QUE FOI COMPRADO DE UM RAPAZ, CUJO O PAI DELE ERA DONO. O OBJETIVO DELE ERA
GUARDAR COMO LEMBRANÇA E CHOROU NA MINHA FRENTE AO SE DESFAZER. EU DISSE A ELE: “EU VOU CUIDAR DELE
POIS TENHO TEMPO E CONHECIMENTO” E HOJE ELE TA TODO RENOVADO É SUPER MACIO E SILENCIOSO, É 93/94 SL,
POIS NEM MINHA NAMORADA QUER FICAR LONGE DELE POR SER ÁGIL E ESPERTO NA RODOVIA!
Tenho um que queria recuperar infelizmente não sei se irei conseguir a degradação é evidente…
Porque a Chevrolet e bom fabricar ti novo novo kadet ano 2o19.
Tenho um e gosto muito dele
Eu tenho um Kadett 95 vidro é trava elétrico é um ótimo carro
Boa noite!
Me chamo Wilson e realizei a 2 meses um grande sonho de criança, comprei um Kadett GSI ano 1992 com 90% do veículo original de fábrica.
Bancos esportivos Recaro;
Painel digital;
Teto Solar;
Farol de milha;
Uma única paixão, velocidade na veia, Kadett GSI 2.0!
Meu SL 1993 está comigo há vinte anos. Meu parceiro trabalha comigo fez faculdade comigo carregou meus filhos desde pequenos. Ele é a extensão de tudo pra mim.
Adorei o documentário. Sou proprietário de um Prata 98 GLS lindo e super conservado. Meu filho de 11 anos também super curte o kadettão. O meu primeiro kadett foi um 92 que ficou comigo por 6 anos. Gostaria de fazer parte desse grupo, para participar de encontros e eventos, enviar e receber fotos, sugestões etc ..
Carro muito bom….pra quem gosta… é lógico… é o meu caso…tenho um sle 1993 e não troco por alguns mais novos…na qual não dá o que se espera de um carro…seja qual for o motivo… realmente o Kadett marcou época…te e caso recente da mesma montadora de carro que não ficou cinco anos em linha…total reprovação…
Parabéns pela reportagem adoro clássico. E questão a Kadett muito bem aplicado como clássico mesmo marcou minha época também carrão até hoje motor 100% confiável fácil manutenção esse GSI em questão e de encher de orgulho quando vc vê na rua até hoje,,,
Olá Boa tarde! A injeção eletrônica dos Kadetts tem uma certa fama de ser problemática em especial o GSi isso é verdade?
Fala moçada do kadett
Tenho um kadett 2.0 GS 1991 tenho um sentimento muito forte pelo carro já estou com ele a quase 13 anos. Quando comprei foi amor a primeira vista.
Sou fã desse automóvel pena que ainda não tenho um Ainda vou adquirir o Kadett GSI conversível tenho este modelo em miniatura
Bom dia, sou Jocelito Soares de Caucaia-CE, quando o vi pela primeira vez me apaixonei, foi meu segundo carro, o meu tem 17anos comigo.
Bom dia, tenho um kadett gls mpfi 2.0 gasolina verde escuro metálico único dono, lonado na garagem,pouco rodado com 36.727km para colecionadores exigentes, estofamento novos de fábrica,interessados entrar em contato.
Ola bom dia..tambem teho umnm kadet 94/5 e gostaria de participar do clube como fasso ora participar so clube?
Tenho uma ipanema ano 94, amo ela pois é com ela que arrumo meu pão de cada dia está bem velhinha mas é uma máquina porém,venho tendo alguns problemas com ela nessas últimas semanas,por duas vezes me deixou na mão sei que não é culpa dela pois é um carro muito valente o problema é que são peças muito caras é não tenho condições de viver fazendo manutenção nem se quer os freios funcionam corretamente mas viajo com ela pra todos os lugares pesso que se alguém ler esse poste e poder me ajudar a ajeitar meu carrinho velho atrasado vou ficar muito grato pois amo minha lata velha
Eu tive dois, entre 2006 e 2008. Um sl 1993 e um gls 1998, do ultimo mês de produção. Pena n ter maturidade na época pra continuar cm eles. Hoje em dia é meu sonho ter um novamente. Quem sabe um dia!
No Brasil tinha conversivel com capota eletrica sim. Eu tive um… foi meu primeiro carro, amava aquele carro!!!
Tenho um kadett 96 também sou apaixonado .desde a copa de 90 que era um sonho
Eu tenho um alerta tb é um ótimo carro o meu é ano 91 bem conservado abraços a todos
Muito lindo,eu também tenho uma Paraty Gl 92 e um Voyage 94, gosto muito, vocês estão de parabéns.
Tenho um Kadett ano 1995 a gasolina motor com 200mil km nunca foi aberto ótimo carro nota 10.
Meu irmão mais velho possuiu um modelo Ipanema 1990 motor 1.8 GL cor preta muito boa e espaçosa primeiramente ele usou como carro de depósito de bebidas pra levar bebidas depois como carro de passeio com os bancos traseiros e logo em seguida como paredão de som daqueles bem altos e depois se deste dela mais ainda passou 4 anos com ela o apelido dela era o caverao por ter uma semeia com o caverao do BOPE do rio porque ele também e PM.
Nossa história com o Kadett começa muito antes. Como dito na reportagem esse nosso Kadett é a 5ª geração, mas nosso Chevette nada mais é que o Kadett de terceira geração que ganhou o nome do modelo irmão de plataforma fabricado pela Vauxhall devido ao medo da GMB em uma associação do nome Kadett com o regime militar
Bom dia tenho um Kadett 96 é o meu xodó , está comigo ,e estou reformando ele todo é 1.8 gasolina. Por sinal muito bom carro. Vô
Tenho um Kadett GSI 92 desde 2003. Quero saber como me associar ao Clube do Kadett, mas sempre esqueço. Rsrsrs…
Fiquei emocionado com a história da Ipanema. Deu um nó na garganta.
E, verdade: “Só passa a ser clássico quando desperta memórias afetivas nas pessoas”.
Um comentário: Apesar da geração ter sido a correspondente Kadett “E” europeu, lembremos que o Kadett não começou na geração “A”… portanto, seria a 6a geração. Confiram a história do modelo e acharão o 1o modelo que não tinha a geração “A” ainda, na década de 30 do século passado.
No mais, uma bela matéria e também sou entusiasta do modelo, com uma bela Ipanema Flair, conhecida nos eventos de antigos aqui do Rio de Janeiro.
Fico muito feliz em saber q tem gente q tem.paixao assim como eu tenho um GSI é minha paixão um dia também quero entrar neste clube e pegar a placa preta do galã GSI 93-94
Boa noite, sou apaixonado por eles, amor antigo já tive dois e agora tenho o terceiro mande seu email para termos boas conversas
Sou proprietária de uma Ipanema comprei zero e conservo original atehoje ela é 1997 uma das últimas a serem produzidas e um carro ótimo
É isso aí! Excelente reportagem.
O Kadett é um carro emblemático que conquistou gerações pela sua maciez de rodagem, resistência do motor e economia de manutenção, coisas raras de se ver num carro moderno.
Seu estilo diferenciado para a época o transformou num clássico! Parabéns Kadett pelos trintão!
Um excelente carro…sou apaixonado pelo Kadett,tenho um 1994 EFI 1.8 a 10 anos comigo, é meu xodó,não vendo por nada .👏👏👏👏
Parabéns pela reportagem e fotos
Boa noite me chamo Alexandre sou de volta redonda tenho um Kadett 97/98 sou segundo dono lembro no dia que fechei a compra com o Sr Antônio e fui dar a última olhada no carro na garagem da casa dele sua esposa encheu o olhos de lágrimas perguntei pra ele se queria desistir da venda mas ele só vendeu por causa da sogra dele ter dificuldades pra toda vez que entrar no caro tinha que se curvar e ele precisava de um carro 4 portas e a garagem não cabia os dois já se faz dois anos que tenho o carro mas lembro da situação até hoje .
Quero participar do clube de kadett
Meu primeiro e único carro até hoje,ano 1992 está comigo a 16 anos ,já faz parte da família
Eu tenho um Kadett 95 2.0 amo ele estou arrumando ele devagarinho ele é bem beberrão faz 5.8 por litro mas gosto dele
Eu tenho dois Kadetts. Um cinza SL-EFI eu já tenho ha 23 anos adquiri um 1993 em 1996 sendo que sou o 3 dono acabei de fazer o motor está com 600 km todo original. O outro acabei de adquirir um GL ano 1994 vinho estou regularizando a documentação.
Amor kadette
Tenho um 97
Parabéns a revista! Tenho um 98 gls cuido dele tão bem quanto posso cuidar do meu cachorro deficiente físico! Parabéns a todos que possuem o seu kadett e cuida bem dele! Meu apelo a revista e convencer a Chevrolet a voltar a produzir uma nova geração de kadetts seguindo as linhas antigas e recheando o interior e motor de opções! Obrigado
Belissimos exemplares!!! Somente quem possui ou ja possuiu um kadett sabe o quanto este carro e’ bom!!!
Ola tenho um gsi 93 branco.
Muito legal tenho um Sl Efi ano 1993 1.8 to tentando restaurar ele e gostaria d saber como fasso pr entra pr club
Boa tarde
Tenho um kadett gs 90 2.0 preto.
Sou de maceio Alagoas, eu sou apaixonado por ele sabe como é?, acho que sou k único o estado que ele se encontra , pq vou aos eventos e nem vejo nenhum nos encontros.
Gostaria de saber como me associar ao clube do kadett
Amarilio pereira
Kadett uma paixao de crianca . Ate q hoje realizei meu sonho comprei o gls 1998. Carro muito bom estabilidade na pista e ótima, motor responde muito rápido quando precisa. Kadett um baita carro