A prática evita desgaste irregular e melhora a performance do veículo

 

Uma das práticas mais recomendadas para quem deseja prolongar a vida útil dos pneus e garantir a dirigibilidade do veículo é o rodízio de pneus. Muitas vezes negligenciado, esse procedimento ajuda a equilibrar o desgaste entre os pneus dianteiros e traseiros, promovendo maior estabilidade, segurança e economia a longo prazo.

A Bridgestone reforça a importância de incluir o rodízio de pneus como parte da rotina de manutenção preventiva do carro e apresenta algumas orientações práticas.

Rodízio de pneus

A principal função do rodízio é equilibrar o desgaste natural entre os pneus dianteiros e traseiros, uma vez que cada eixo do veículo sofre esforços diferentes. Os pneus dianteiros, por exemplo, tendem a se desgastar mais rapidamente, principalmente em veículos com tração dianteira.

Ao realizar o rodízio de forma periódica, geralmente a cada 10 mil quilômetros de acordo com a Bridgestone, ou conforme indicado no manual do fabricante, a prática ajuda a manter o desempenho do veículo mais uniforme, além de aumentar a vida útil dos pneus.

Tipo de rodízio

O padrão do rodízio pode variar conforme o tipo de pneu, tração do veículo e se os pneus são simétricos, assimétricos ou direcionais. Nos veículos com pneus simétricos e tração dianteira, por exemplo, recomenda-se cruzar os pneus traseiros para a frente, mantendo os dianteiros no mesmo lado ao irem para trás. Já para pneus direcionais, o rodízio deve ser feito entre os eixos, sem troca de lado. É fundamental seguir a recomendação do manual do veículo.

Outros cuidados

Após o rodízio, é importante verificar o alinhamento e balanceamento das rodas. Esses procedimentos ajudam a evitar vibrações, desgaste irregular e instabilidade durante a condução. Também deve-se checar a profundidade dos sulcos e o estado geral dos pneus, garantindo que estejam dentro dos parâmetros de segurança exigidos por lei.

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