A Renault anunciou nesta quarta-feira (12) que o Sandero R.S. chega às lojas do Brasil na primeira metade de setembro por R$ 58.880. Caso o cliente queira trocar as rodas originais de aro 16 por um jogo de 17, pagará mais R$ 1.000. O hatch usa o motor 2.0 flex do Duster recalibrado para entregar 150 cavalos de potência e torque de 20,9 kgfm.

O câmbio, apenas manual, tem seis marchas com relações mais curtas (até mesmo a quinta está muito próxima de 1:1), e foram feitos importantes acréscimos de eletrônica, como controle de estabilidade e de tração e seletor de modos de condução (com três opções, uma delas sem ESP).

Renault define o Sandero R.S. como "o verdadeiro hot hatch"
Diferentemente de outras opções compactas com o rótulo de “esportivo”, como é o caso do Sandero GT Line (R$ 48.990), os itens agregados ao corpo do modelo, como defletor de ar e saída de escape dupla, são funcionais e contribuem para minimizar a perda de energia do motor e aumentar o downforce (que atua “grudando” a traseira na pista). Segundo a Renault, o desenvolvimento do Sandero R.S. tomou cerca de 120 mil horas de trabalho, com envolvimento de 75 engenheiros da matriz francesa.

Mas tudo foi feito de olho no mercado brasileiro e de países em que o Sandero também é vendido com om emblema da Renault (Argentina, México). Até porque na Europa o hatch é da Dacia, subsidiária da Romênia, e tem proposta low cost.

Defletor de ar, parachoque e escape duplo: sim, é um esportivo de verdade
O modelo é o primeiro carro da Renault Sport fabricado fora da Europa desde a criação da divisão esportiva, nos anos 1970. A produção é em São José dos Pinhais, ao lado de Curitiba (PR). A marca francesa quer emplacar até 200 unidades mensais do Sandero R.S., o que representaria pouco mais de 2% do total das vendas da gama.

A Renault não quis nominar rivais diretos do Sandero R.S., mas o Fiat Punto T-Jet, mais caro e com vendas bem menores do que o previsto para o novo hot hatch, é o primeiro carro que vem à cabeça.

Leia as impressões ao dirigir do Sandero R.S. na edição de setembro (nº 263) da revista CARRO, além de ficar ligado na CARRO ONLINE para mais informações.

Viagem a convite da Renault do Brasil

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