SUV é ágil para o uso urbano, espaçoso para família, mas acabamento poderia ser um pouco melhor
Fora de linha no Brasil desde 2005, o Renault Megane voltou ao país como um SUV equipado com motor elétrico de 220 cv e preço de R$ 279.900. Agora, apenas em versão única e chamado de Megane E-Tech, seguindo o padrão do “irmão popular” Kwid E-Tech. Trata-se é uma aposta da marca para tentar frear o sucesso dos chineses elétricos vendidos no mercado brasileiro. Além disso, o crossover é ágil para o uso urbano, espaçoso para família, mas o acabamento poderia ser melhor.
Novo Megane E-Tech está pronto para enfrentar chineses | Revista Carro
Acabamento
O Renault Megane E-Tech tem um visual futurista por fora e, também, por dentro, uma vez que traz um painel de instrumentos de 12,3 polegadas com grafismo típico de filmes de ficção científica. Já a central multimídia conta com o sistema OpenR com tela de 9 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e de fácil usabilidade, lembrando até um celular. Em relação aos smartphones, o crossover traz um apoio para o aparelho no painel com carregamento por indução, que até lembra o BYD Dolphin.
Contudo, o banco, que abraça bem o motorista, não tem ajustes elétricos e o acabamento em cinza não é tão ousado quanto os outros traços do modelo, destoando dos outros padrões. Já o volante tem base reta e traz o novo padrão e logomarca da empresa.
Apesar desse ponto, o Renault Megane E-Tech tem 4,20 metros de comprimento, o que é um bom tamanho para as vagas apertadas de shoppings e mercados. O entre-eixos tem 2,68 metros, o que é um bom espaço para as pernas. Inclusive, não há túnel central, conferindo ainda mais conforto. A largura é de 1,76 metro, permitindo que três adultos irem confortavelmente nos bancos traseiros e a altura é de 1,51 metro.
Desempenho
O Renault Megane E-Tech vem equipado com motor elétrico síncrono com rotor bobinado, que entrega 220 cv e 30,6 kgfm de torque imediato. Com isso, mesmo que tenha que peso em ordem de marcha de 1.680 kg, o SUV tem um guiar mais ágil do que os modelos do mesmo porte a combustão. Inclusive, a posição do banco ao dirigir proporciona a sensação de um hatchback médio. Portanto, mesmo que seja um crossover é possível ter um entusiasmo de esportivo, pois sai da inércia e chega aos 100 km/h em apenas 7,4 segundos e tem retomada de 80 km/h até 120 km/h em 4,4 segundos.
Autonomia
O Renault Megane E-Tech traz três números de autonomia, seguindo o padrão SAEJ1634. No uso urbano, o crossover pode rodar até 495 km, já na estrada faz 463 km. Por fim, com uma carga completa na bateria de 60 kWh, no uso misto é possível andar até 481 km. Todavia, esse número é aplicado na base do Inmetro, que penaliza em 30% fazendo a autonomia cair para 337 km no PBEV. No percurso em que andamos com o SUV foi possível notar, que o veículo pode fazer mais do que os números apontados pelo órgão governamental, mas claro, assim como um carro a combustão é preciso saber dosar o pé no acelerador. Além disso, como a malha de postos elétricos no Brasil ainda é pequena, também em uma viagem longa é preciso planejar melhor a viagem para não ficar sem bateria.
Concorrentes
No lançamento do Megane E-Tech, a Renault deixou claro que os rivais eram o Volvo XC40, oferecido por R$ 329.950, e, também, o BYD Yuan Plus, que recentemente chegou à marca de 500 mil unidades produzidas em Hefei, na China, e que tem o preço de R$ 269.990 válido até o dia o fim desse mês.
Em relação ao modelo sueco, o SUV francês tem menos potência, uma vez que o XC40 tem motor de 238 cv ou dois motores de 408 cv. Já a autonomia varia entre 460 e 500 km. Além disso, o acabamento é melhor e o sistema da multimídia alinhado com o Google deixa o crossover da Volvo mais conectado.
Já contra o Yuan Plus, o Megane E-Tech tem um visual mais elegante, acabamento melhor, multimídia e o painel de instrumentos da Renault tem grafismos mais bem arranjados. O SUV da BYD ainda é menos potente com 204 cv e autonomia PBEV é de apenas 294 km.
Vale a pena?
Para quem procura entrar no mundo dos veículos elétricos, o Renault Megane E-Tech é uma boa aposta, pois tem uma boa dirigibilidade com um motor que o deixa ágil para o rodar do dia a dia, além de um bom espaço interno. Contudo, a autonomia pode ser um problema para quem viaja para longas distâncias.