Willys Gordini (1966) e Renault Scénic (1998) carros históricos Renault

Willys Gordini (1966) e Renault Scénic (1998)

Acervo da marca exposto em São José dos Pinhais reúne modelos como Clio V6 e a primeira Scénic produzida no Brasil

 

A Renault iniciou uma exposição de carros históricos e clássicos no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), onde ficam as fábricas de veículos, motores e de injeção de alumínio da empresa. O acervo de 15 modelos, que conta com Clio V6 e a primeira unidade da Scénic produzida no Brasil, está exposto apenas aos funcionários da fabricante.

O acervo traz veículos nacionais que contam a história da marca, começando pelos modelos produzidos na década de 1960 pela Willys Overland do Brasil, sob licença da Renault. Entre eles, estão duas unidades do Gordini 1966 e um raro Interlagos conversível (este em processo de restauração).

A mostra possui ainda a primeira unidade da minivan Scénic produzida no Brasil, em 1998, e um dos primeiros exemplares do Kwid, de 2017, que recebeu assinaturas dos membros da equipe responsável pelo desenvolvimento. O sedã Fluence é exibido na versão de competição, com uma unidade utilizada durante o Campeonato Brasileiro de Marcas entre os anos de 2015 e 2018. Carros-conceito também estão expostos no Paraná, com exemplares da picape Oroch Concept e Duster Extreme, ambos exibidos em edições anteriores do Salão do Automóvel de São Paulo. 

Além de modelos que se destacaram no Brasil, o acervo da Renault traz veículos globais, como uma réplica do Voiturette, construído em 1998 em comemoração aos 100 anos do primeiro veículo construído em 1898, e o 4 CV, primeiro automóvel francês a superar 1 milhão de unidades vendidas no mundo.

A lista de carros históricos da marca inclui uma unidade do raro Clio V6, esportivo de motor central-traseiro feito com base no hatchback, e um Mégane R.S. 2013, com motor de 265 cv. O acervo é composto ainda por um modelo de Fórmula 1, da Renault Sport, o R30, que competiu a temporada de 2010 com os pilotos Robert Kubica e Vitaly Petrov.

“Os modelos foram sendo incorporados ao acervo da marca ao longo dos 22 anos da Renault no Brasil. Para construir o futuro é necessário cultivar a nossa história de inovação.”, explica o diretor de Comunicação da Renault do Brasil, Caique Ferreira.

Fotos: Divulgação

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