crash-test Renault Duster

Duster apresentou vazamento de combustível em teste frontal e Latin NCAP pede recall; ambos ainda tiveram abertura da porta no teste lateral

 

O Latin NCAP divulgou hoje (27) os primeiros resultados de 2021, com atraso em função da pandemia de Covid-19. Ainda assim, a entidade que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina e Caribe informou que revelará muitos outros resultados até o final do ano.

Nesta bateria, foram divulgados os dados de dois modelos: Renault Duster com dois airbags, fabricado no Brasil e na Romênia; e o Suzuki Swift, fabricado na Índia e no Japão, também com dois airbags de série. Ambos tiveram resultados decepcionantes.

Renault Duster

No caso do Duster, que foi avaliado na versão de entrada equipada com apenas dois airbags e ESC de série, o modelo recebeu zero estrela seguindo o novo protocolo do Latin NCAP, com baixos resultados em quase todos os testes. A proteção para adultos foi de 29%, para crianças de 23%, para pedestres de 51% e quanto aos equipamentos de segurança a nota foi de 35%.

No teste de impacto frontal, o SUV apresentou estrutura instável e perda de combustível, o que fez com que o modelo perdesse muitos pontos na avaliação. Esse problema exige correção por parte da fabricante, segundo o Latin NCAP, não só modificando a linha de produção, mas também fazendo um recall das unidades já vendidas. Além disso, as cabeças das crianças tocaram partes do interior do veículo neste teste, o que representa um grande risco.

Outro problema grave identificado foi a abertura da porta no teste de impacto lateral, que gera um sério risco de ejeção do passageiro. Aqui também foi identificada uma proteção muito limitada para o adulto. O teste de Whiplash mostrou proteção insuficiente para o pescoço e, no caso da proteção para pedestres, nas palavras do Latin NCAP, foi “minimamente aceita”.

A entidade reforçou ainda que o Duster vendido na região não traz airbags laterais, item padrão no modelo oferecido na Europa sob a marca Dacia. A boa notícia é que o Duster foi aprovado no “teste do alce”.

Suzuki Swift 

O Suzuki Swift também ficou com zero estrela, com proteção de 16% para adultos, 0% para crianças, 66% para pedestres e 7% quanto aos equipamentos de segurança. Esses dados são válidos para as versões hatchback e sedã.

De acordo com o Latin NCAP, o baixo resultado se deve a vários fatores, como a fraca proteção lateral para adulto, a abertura da porta no teste de impacto lateral, a falta de airbags laterais, a ausência do ESC de série e a decisão da Suzuki de não recomendar o Sistema de Retenção Infantil (SRI) para crianças.

Outro problema listado é a ausência de um teste para verificar o cumprimento da norma UN32 para impacto traseiro, o que impede o veículo de pontuar no teste whiplash. Por fim, a proteção de pedestres mostrou um desempenho de nível razoável.

O Latin NCAP também reforçou que o Swift vendido na Europa vem com seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de fábrica, enquanto o modelo vendido na América Latina não oferece airbags laterais nem ESC de série. Para piorar, a versão oferecida em nossa região também conta com cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira, o que também levou à perda de pontos.

“O fraco desempenho de segurança oferecido pela Renault e a Suzuki para os consumidores latino-americanos é decepcionante e perturbador. O Latin NCAP insta e incentiva a Renault e a Suzuki a melhorar drasticamente a segurança padrão desses modelos o mais rápido possível”, afirma Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP.

“Os consumidores na América Latina são obrigados a pagar mais do que o preço básico para obter os mesmos equipamentos de segurança que a Renault/Dacia e a Suzuki oferecem como padrão em outros mercados, como a Europa. Em alguns casos, essas marcas nem mesmo as oferecem como opção para a América Latina e o Caribe. A segurança básica dos veículos, padrão em mercados de economias maduras, é um direito que os consumidores da América Latina e do Caribe devem exigir sem ter que pagar a mais”, completa.

Veja o teste do Renault Duster:

 

Confira o vídeo do Suzuki Swift:

 

Fotos: Divulgação

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