motor Chevrolet Onix Plus Premier

O Cesvi Brasil preparou uma lista com motivos para trocar a mangueira por um pano úmido na limpeza

 

Embora seja tentador deixar o cofre do motor tão limpo quanto a parte externa do veículo, é preciso resistir. O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que é dedicado a pesquisas nas áreas de segurança viária e veicular, enumerou uma série de razões para isso.

A começar pelos componentes eletrônicos. Os carros de hoje contam com diversos componentes e conectores que podem acumular água em uma lavagem, principalmente se for com uma mangueira de alta pressão, podendo acarretar em falhas no funcionamento do motor. Existem ainda os cabos de vela e bobinas, que com a água também podem apresentar problemas.

Outro motivo é o radiador. Um jato de água de alta pressão pode provocar a dobra das lâminas, obstruindo o fluxo de ar e reduzindo a eficiência do componente. Além da água em si, a utilização de produtos químicos pode provocar o ressecamento de mangueiras, retentores e borrachas em geral, além de causar a oxidação em metais.

De acordo com o Cesvi, o ideal para a limpeza do cofre é usar um pano úmido, seguido posteriormente de um pano seco para remover a sujeira.

Share This