Kia Niro segunda geração

A Kia divulgou algumas especificações da segunda geração do SUV Niro, incluindo medidas e dados de motorização da versão híbrida

 

Prometido para estrear no Brasil em 2022 junto do novo Sportage e do EV6, o Niro teve mais informações reveladas oficialmente pela Kia. O visual foi apresentado em novembro do ano passado, além da confirmação de três variantes mecânicas: híbrida, híbrida plug-in e 100% elétrica. Agora foram divulgadas mais especificações da segunda geração do SUV. As vendas na Coreia do Sul começam agora em janeiro, chegando aos demais mercados ao longo do ano.

Com um design ousado e um tanto futurista, o Niro buscou inspiração no conceito HabaNiro, de 2019, destacando-se pelo novo logotipo e a atual identidade da marca, batizada de “Tiger Face”. O desenho permitiu ao modelo oferecer um coeficiente aerodinâmico de 0.29.

Ele adota a terceira geração da plataforma Hyundai-Kia, o que, de acordo com a fabricante, oferece mais espaço interno e maior capacidade no porta-malas. Nas dimensões, são: 4,420 mm de comprimento, 1,825 mm de largura e 1,545 mm de altura, com entre-eixos de 2,720 mm. Ou seja, as medidas aumentaram em relação a seu antecessor. O crescimento foi de 65 mm, 20 mm, 10 mm e 20 mm, respectivamente.

Kia Niro segunda geração

Outra mudança está na disposição da bateria de 12V, que passa a ser posicionada integrada à bateria de alta voltagem na parte inferior dos bancos traseiros. Com isso, a versão híbrida agora comporta 451 litros no porta-malas, sendo 15 litros a mais que o modelo anterior. Por dentro, aliás, o SUV conta com uma tela de 10,25″ de alta definição que inclui o quadro de instrumentos e a central multimídia.

Quanto ao conjunto mecânico, o Niro híbrido terá motor 1.6 aspirado a gasolina de quatro cilindros e injeção direta, que entrega 105 cv e 14,7 kgfm, aliado a um motor elétrico de 32kW que, juntos, rendem 141 cv. O câmbio é o automatizado de seis marchas e dupla embreagem, agora em sua segunda geração, aprimorado para reduzir o peso e entregar maior eficiência.

O SUV terá ainda o novo modo de condução “Green Zone”, que ativa automaticamente o modo 100% elétrico em áreas ou situações específicas, como bairros residenciais ou ao redor de hospitais e escolas, por exemplo. O reconhecimento do local é feito por meio da navegação GPS integrada à multimídia, que traz conexão nativa com a internet. Não foram divulgadas as especificações na versão 100% elétrica ainda.

Kia Niro segunda geração

Em sua segunda geração, o Niro trará diversos assistentes de condução, incluindo alerta de colisão frontal que detecta também pedestres e ciclistas, alerta de tráfego cruzado, assistente de velocidade (emite um alerta e ajusta automaticamente a velocidade de acordo com o limite da via), alerta para saída segura do veículo (trava as portas e evita sua abertura se identifica um veículo se aproximando), assistente de estacionamento remoto (pode estacionar de forma autônoma), assistente de faixa de rodagem, alerta de ponto cego, assistente de farol alto, entre outros.

A vinda do Niro ao Brasil foi anunciada em novembro passado pelo presidente da Kia do Brasil, José Luiz Gandini, durante a coletiva virtual de lançamento do Stonic. “O novo Sportage híbrido e o EV6 já estão em processo de homologação no Brasil. Também iremos iniciar em breve o processo de homologação da nova geração do Niro”, afirmou.

 

Fotos: Divulgação

Share This