Esportivo traz motor de 510 cv e câmbio de dupla embreagem com alavanca de visual inspirado em uma caixa manual
A Porsche anunciou o início da pré-venda do novo 911 GT3 no Brasil. Apresentado em fevereiro na Europa, o esportivo já pode ser encomendado por aqui pelo preço inicial de R$ 1.099.000. A entrega das primeiras unidades está prevista para o segundo semestre.
O novo 911 GT3 traz aerodinâmica aperfeiçoada, com para-choques exclusivos, novo capô com dupla entrada de ar e aerofólio com suporte do tipo pescoço de ganso, inspirado no modelo de corrida GT 911 RSR.
O GT3 traz motor boxer 4.0 aspirado, de seis cilindros, que gera 510 cv de potência a 8.400 rpm e 47,8 kgfm de torque a 6.100 rpm. Apesar de contar com opção de câmbio manual de seis marchas na Europa, o 911 GT3 chega ao Brasil exclusivamente na configuração com caixa automatizada de dupla embreagem e 7 marchas (PDK). Curiosamente, a alavanca do câmbio PDK traz desenho inspirado na caixa mecânica, incluindo pomo do tipo “bola” e coifa em alcantara.
Segundo dados de fábrica, o esportivo com câmbio automatizado é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 318 km/h. Os dados impressionantes de desempenho incluem retomadas de 80 a 120 km/h em 1,9 segundo. De acordo com dados do programa de etiquetagem do Inmetro, o consumo é de 9 km/l no ciclo urbano e de 12,2 km/l, no rodoviário.
Para ajudar na redução de peso, o capô do Porsche 911 GT3 é feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), além de contar com vidros leves (6 kg a menos), discos de freio otimizados, rodas de liga leve forjadas e sistema de escapamento esportivo (só isso reduz o peso em pelo menos 10 kg). Na balança, o GT3 acusa 1.435 kg de peso em ordem de marcha com câmbio PDK – 17 kg a mais que o modelo com caixa manual.
Do lado de dentro, o novo 911 GT3 possui modo de exibição para as pistas em que os dois displays digitais à esquerda e à direita do conta-giros central passam a exibir apenas informações como indicador de pressão dos pneus, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível do tanque de combustível e temperatura da água.
Entre os diversos itens opcionais disponíveis no configurador da marca para o Porsche GT3, há bancos integrais do tipo concha (por R$ 28.928 extras), teto em fibra de carbono (R$ 23.696) e freios carbocerâmicos com pinças na cor preto brilhante (R$ 5.468). A pintura “Azul Tubarão” do modelo das fotos acrescenta R$ 23.775 à conta.
Fotos: Divulgação
Porque no Brasil vc não pode comprar esportivo europeu com câmbio manual?