crash test Peugeot 208 Latin NCAP

Com novo protocolo, Peugeot 208 tem resultado baixo nos testes de impacto do Latin NCap; estrutura do habitáculo foi considerada instável

 

O Latin NCap divulgou hoje (10) mais uma bateria de resultados dos testes de impacto, sendo a penúltima deste ano. Foram avaliados o Peugeot 208 fabricado na Argentina, com quatro airbags de série, além do Hyundai Tucson fabricado na Coreia do Sul, porém, testado no modelo antigo que já não é mais oferecido em nosso mercado.

Dotado de dois airbags frontais, dois laterais de corpo e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), o 208 recebeu duas estrelas, com números de proteção de: 52% para adultos, 55% para crianças, 54% para pedestres e 56% para Sistemas de Assistência à Segurança.

No geral, o modelo apresentou desempenho aceitável no impacto frontal e no impacto lateral para a proteção de ocupantes adultos, devido aos seus sistemas de retenção. Porém, segundo a entidade que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina e Caribe, o 208 mostrou estrutura do habitáculo instável no teste de colisão frontal, inclusive na área dos pés. “A área dos pés foi considerada instável, bem como a estrutura; não sendo capaz de suportar cargas maiores”, afirma o Latin NCap.

crash test Peugeot 208 Latin NCAP

No teste de impacto lateral, a proteção foi considerada boa, porém, o teste de impacto lateral de poste não foi realizado porque o veículo não possui airbags laterais de cabeça de série, o que reduziu a sua nota final.

O órgão também criticou a segurança para crianças. O veículo teve pontuação baixa devido à falta do interruptor de desconexão do airbag no banco do passageiro dianteiro e problemas com a geometria do cinto de segurança e do assento.

No primeiro teste, o dummy (boneco de testes) de três anos sofreu deslocamento excessivo para a frente durante o impacto, porque o encosto do banco traseiro saiu fora de posição por não estar devidamente travado. Segundo o Latin NCap, a Peugeot tomou ações para reduzir o problema: foram feitas mudanças na cor que sinaliza quando o bloqueio do encosto está mal engatado e o sistema de encosto traseiro foi revisado. Com isso, o veículo foi testado novamente, com o encosto do banco traseiro devidamente travado durante o teste. Na segunda tentativa, a cabeça do dummy ficou protegida, resultando em melhor pontuação.

“É surpreendente que uma plataforma global relevante como o 208 tenha eliminado equipamentos de segurança padrão importantes de sua versão original como os airbags laterais para a cabeça. O Latin NCAP incentiva a Peugeot a atualizar o equipamento do veículo para oferecê-lo como padrão o mais rápido possível e então reavaliar para demonstrar seus benefícios aos consumidores”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCap.

Confira o vídeo do teste:

 

Hyundai Tucson testado não é mais vendido

Curiosamente, o segundo modelo que teve os resultados divulgados já não é mais comercializado em nosso mercado. Segundo o Latin NCap, o modelo foi adquirido em fevereiro de 2021 e as representações oficiais da marca em três países diferentes alegaram que faltavam pelo menos dois anos para que o novo Tucson chegasse à América Latina.

Explicada a situação, o modelo fabricado na Coreia do Sul e equipado com dois airbags frontais recebeu zero estrela pelo novo protocolo do Latin NCap. As notas finais são: 51% para adultos, 4% para crianças, 50% para pedestres e 7% nos Sistemas de Assistência à Segurança. Em sua avaliação, o SUV teve um bom desempenho em impacto frontal e lateral, mas perdeu pontos por não trazer airbags laterais padrão para a cabeça. A estrutura do habitáculo e a área dos pés também foram consideradas estáveis.

Nos testes com crianças, o modelo apresentou desempenho baixo por trazer cinto de dois pontos na posição do banco central traseiro e por não recomendar o Sistema de Retenção Infantil (SRI) para testes. Já para pedestres, a proteção em geral foi média, com proteção pobre para a coxa e baixa para a cabeça.

Confira o vídeo do teste:

 

Fotos: Divulgação

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