Marca confirma fim da comercialização do compacto nas carrocerias hatch e sedã; produção para exportação irá continuar
A Toyota oficializou o fim da linha para o Etios no Brasil. Lançado em 2012 por aqui, o compacto já não consta mais no site oficial da marca e terá as últimas unidades comercializadas até o fim deste mês. Apesar do fim das vendas no mercado nacional, o Etios continuará a ser produzido em Sorocaba (SP) exclusivamente para exportação.
De acordo com a Toyota, a descontinuação do Etios no Brasil tem como objetivo adequar a capacidade de produção da unidade do interior paulista para a chegada do Corolla Cross, que será lançado no próximo dia 11 de março. O compacto continuará a ser exportado (nas carrocerias hatch e sedã) para os mercados da Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.
Com gama reduzida desde a chegada do Yaris, o Etios era vendido somente na versão X-Plus, com motor 1.5 flex de 107 cv e opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro posições. Os preços partiam de R$ 66.690 no hatch, e R$ 70.090 no sedã. Com o fim do Etios, o Toyota mais barato do Brasil passa a ser o Yaris hatch XL 1.3 CVT, tabelado a R$ 78.390. Já a Hilux 2021 passa a ser a única opção de veículo Toyota com câmbio manual, por R$ 193.190 na versão 2.8 CD STD.
De setembro de 2012 a março de 2021, foram produzidas 620 mil unidades do Etios (hatch e sedã) no Brasil. Deste total, 180 mil foram destinadas à exportação. Projetado na Índia, o Etios nacional recebeu modificações exclusivas ao longo do ciclo de vida no mercado brasileiro, com alterações no acabamento da cabine (passando de claro a predominantemente preto) e mudança no quadro de instrumentos (que passou de analógico a digital).
A primeira reestilização surgiu em 2016, unicamente na versão Ready hatch, com novos para-choques e grade. A mudança foi estendida na sequência às demais configurações do hatch e do sedã. A última mudança relevante do Toyota Etios chegou na linha 2019, quando o modelo recebeu opção de controles de estabilidade e tração e novo acabamento escurecido nos faróis e grade. Já a gama 2021 do Etios trouxe como única novidade central multimídia de série para o acabamento X-Plus.
Fotos: Arquivo e Divulgação
Eu tenho um Etios hatch 17/18 o melhor carro que pude ter economico, forte, e um painel que só ele tem eu amo esse painel, não penso em trocar tão cedo e pensava que se um dia fosse trocar seria por outro igual melhorado agora não sei quando vão me convencer a trocar, fico muito triste e de a Toyota pensar em um novo carro seria interessante pensar um painel como a do étios cental e economico como é esse carro e detalhe com o espaço interno como tem o étios porque parece pequeno mas ficamos confortável no carro.
Sou taxista e queria adquirir um Etios,ainda tem como?
Boa tarde!
Tenho um Etios sedã Platinun, completo – multimídia, TV aberta, GPS, tapete, roda de liga leve, friso, tudo original, não quero outro tão cedo, sugiro é quem tem que o conserve. Sei que vai desvalorizar, mais ainda vai me dar muito lucro. Atualmente uso um pouco menos. Um tanque da quase um mês. Mas o que é bom dura pouco.
É uma pena, que a Toyota tenha tirado o etyos de linha,um carro muito bom, tenho um sedã,2018 AT modelo 2019,e não troco por nada!
Melhor carro popular já a venda no país.
Sempre será o melhor custo-benefício da Toyota. Etios forever!